A Convocatória da Selecção



Portugal vai realizar 4 jogos de preparação para o Mundial 2014. O primeiro, já no início de Março, frente a Camarões. Seguem-se Grécia, México e Irlanda, já em estágio, sendo que o jogo frente à Grécia realiza-se em Portugal e os dois últimos nos EUA. 

Único jogo disponível para fazer experiências? Este frente aos Camarões. A lista dos 23 sai em Maio, no dia 19, uma semana antes da equipa partir para a fase inicial do estágio, em Óbidos.

Eis então a lista que Paulo Bento elaborou:

Guarda-redes: Anthony Lopes (Lyon), Beto (Sevilha) e Eduardo (SC Braga)

Não convocar o guarda-redes titular, Patrício, aceita-se. Este é um jogo para dar a última oportunidade a alguém e não faz sentido utilizar o titular indiscutível num jogo com estas características. A escolha dos 3 é completamente acertada. Anthony Lopes agarrou a titularidade no Lyon, um clube com bons costumes nesta posição - formou Lloris e exibiu durante anos e anos Coupet. Beto está a fazer uma temporada boa no Sevilha e deverá ser o suplente de Patrício no Brasil. Eduardo está a fazer uma época assim-assim mas superior à do Ricardo da Académica a meu ver. Há poucos guarda-redes portugueses titulares na 1ª divisão e Eduardo aproveitou. Apesar de não deslumbrar ninguém (se calhar nem Paulo Bento), tem aqui a última janela de oportunidade para ir ao Mundial.

Defesas: Fábio Coentrão (Real Madrid), Miguel Lopes (Lyon), João Pereira (Valência), Pepe (Real Madrid), Neto (Zenit), Ricardo Costa (Valência), Rolando (Inter), Hugo Almeida (Besiktas) e Antunes (Málaga).

Finalmente uma oportunidade a Hugo Almeida para provar todo o potencial que tem enquanto defesa central, talvez até chegar a um clube de topo e exibir toda a sua classe de nível mundial! Pepe é inquestionável nesta altura. Bruno Alves está lesionado e abre-se uma vaga. Convoca-se o Rolando e o Ricardo Costa: concordo. O Inter está a fazer uma época tremida mas o Rolando tem feito até algumas boas exibições ao lado do Walter Samuel, rubricando inclusive alguns golos ultimamente. O Ricardo Costa é um jogador importante no Valência, tem experiência e polivalência que podem ser úteis à selecção. Não concordo é com a aposta no Neto, um jogador completamente fora de forma. Se dúvidas houvessem bastava assistir ao enterro que foi o jogo frente ao Borussia de Dortmund para ficar logo sem dúvidas nenhumas e pensar num nome: José Fonte. Acho que toda a gente concorda que é uma injustiça tremenda Fonte não ter uma simples oportunidade de mostrar que tem valor para estar entre os eleitos. Podem até não simpatizar e achá-lo mau central, mas tendo em conta ao número de oportunidades que Neto tem tido, têm que concordar que fazia todo o sentido convocar Fonte. Aliás, vou até mais longe e afirmo que neste momento até se justifica mais convocar os putos Paulo Oliveira ou Miguel Rodrigues no lugar de Neto. 

Nos laterais estranho a convocatória de Miguel Lopes. Jogou nos desaires frente à Rússia e Irlanda do Norte na fase de qualificação, tendo com isto saltado da convocatória sem ter posto os pés na selecção uma única vez em 2013. Então e agora volta-se a convocar? E o Cédric ou o Sílvio que não tiveram uma única chance? Principalmente o Cedric tendo em conta os meses que o Sílvio passou no estaleiro...

Médios: Josué (FC Porto), João Moutinho (Mónaco), Miguel Veloso (Dínamo Kiev), Rúben Amorim (Benfica), Raul Meireles (Fenerbahce) e William Carvalho (Sporting).

O Paulo Bento viu algum jogo do Josué na presente época? O Paulo Bento sabe que o Josué não é bem um jogador de futebol? O Paulo Bento é drogado? O Paulo Bento bebe? O Paulo Bento é mongolóide? Pronto, então não se discute mais o Josué. Não compreendo como é que Adrien não tem uma oportunidade de mostrar o seu valor. Não compreendo como é que não se convoca Manuel Fernandes para avaliar a disponibilidade e vontade dele para a selecção. Não compreendo como é que Miguel Veloso é indiscutível no lote de convocados e não se dá uma oportunidade a Gonçalo Santos. Podia ainda falar em Bruno Fernandes da Udinese mas talvez seja ainda demasiado cedo para isso...
 
Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Edinho (SC Braga), Ivan Cavaleiro (Benfica), Rafa (SC Braga) e Silvestre Varela (FC Porto)

And the crowd goes wild. Nem sei por onde começar. Primeiro que tudo vamos falar no Edinho? Vou dizer uma lista de pontas de lança mais letais que o Edinho: Herman José, João Baião, Quim Bé, Nuno Eiró, Alberta Marques Fernandes e uma estátua do Ronald McDonald que há no MacDonald's de Mem-Martins. A seguir vamos falar no Ivan Cavaleiro... A sério? Suplente no Benfica que só entra no Plano C dos confins tácticos de Jorge Jesus? Por incrível que pareça, apesar de algumas exibições patéticas, até acho que o Quaresma merecia uma chamada. Principalmente tendo em conta que Ivan Cavaleiro vai à selecção. Mas em Dezembro saiu a notícia de que a partir do próximo ano este puto ia passar a estar representado pelo Jorge Mendes e isto explica muita coisa também. 

Resumindo e concluindo, meus amigos, os indicadores para futuros sucessos da selecção não são animadores. Poupar Patrício e depois convocar uma percentagem elevadíssima de habituais titulares não faz sentido. A convocatória de Edinho, Josué ou Ivan Cavaleiro juntamente com Neto, Miguel Lopes, Miguel Veloso e Hugo Almeida faz com que cada vez mais os adeptos de futebol em Portugal se desliguem desta selecção. É impossível não nos questionarmos "como?" e "porquê?".
Preferências à parte, veremos se Paulo Bento consegue resolver os muitos problemas que tem em mãos até Maio... Esperamos que sim. Força, Portugal!

Share on Google Plus

About Ai Vale Bujas

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

5 comentários:

  1. Grande trabalho, chefe. Quase q me engaste com essa do H. Almeida. A chamada do Edinho é de bradar aos céus. E pq não convocar desta vez o N. Oliveira? E o q achas do caso Fernando, o beiços de mula? Achas possível o gajo ir ao Brasil falhando esta chamada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! O Nelson Oliveira não tem sido titular no Rennes, esteve inclusive a rodar na equipa B deles por problemas disciplinares. Aceita-se não ser convocado. O Hugo Almeida, mesmo apesar de gozar com ele e de o achar um cepo, é neste momento o ponta de lança que deve ser titular na selecção. Eder e Postiga estão lesionados e abrem-se assim 2 vagas. A chamada do Edinho é surreal, como toda a gente que viu futebol no último ano deve facilmente concluir. Então quem chamar? A selecção sub-21 não utiliza nenhum ponta de lança "típico", o único chamado é o Betinho que nem tem sido titular no Setúbal. Na 1ª liga seleccionaveis temos o Lima, Roberto (Arouca) e Rafael Lopes (Académica). Destes 3 acho que se justificava a chamada do Lima e do Rafael Lopes. Na Escócia temos o Amido Baldé a titular no Celtic. Apesar de achar que o rapaz é um bocado cepo, não é muito pior que o Edinho de certeza.
      Quanto ao Fernando... Bem... Se o Lima não é convocado então, pela lógica, o Fernando também não pode ser. Só que lógica é coisa que a FPF não tem. Toda a gente consegue ver os cordelinhos de marioneta por trás desta selecção por isso é esperar para ver.

      Eliminar
  2. Bom resumo. Por isso é que ver esta selecção, só mesmo se não estiver a dar Malucos do Riso.

    ResponderEliminar