BENFICA
ENTRADAS - /
SAÍDAS - MATIC, CORTEZ, OLA JOHN
COMENTÁRIO - Jesus vai ter que continuar a transformar água em vinho, nem que seja para afogar as mágoas dos adeptos no final da época, caso a coisa dê para o torto. Apesar da direcção do clube apregoar mês sim, mês não, que o clube não precisa de vender jogadores para sobreviver, as evidências apontam na direcção contrária. O Benfica faz um encaixe de 70 milhões de euros em Janeiro e torna-se no clube do mundo que mais dinheiro faz neste mês. A troco de quê? Do seu melhor jogador e da venda de dois jovens com potencial que abandonarão o clube no próximo Verão: Rodrigo e André Gomes (30M e 15M respectivamente). A posição melhor reforçada em Janeiro é, portanto, a posição bancária.
SPORTING
ENTRADAS: SHIKABALA, HELDON, ELIAS, MATIAS PEREZ, OUSMANE DRAMÉ
SAÍDAS: JEFFREN, RINAUDO, CISSÉ, DIOGO SALOMÃO
COMENTÁRIO - Ou eu muito me engano ou Elias pode tornar-se na melhor contratação da Liga Zon Sagres, isto se não sair entretanto para o Brasil. Toda a gente sabe que este menino, com vontade e com um treinador, joga muito à bola. Ora, Leonardo Jardim é treinador, sabe o que faz e tem agora na mão mais talento. Quer-me parecer é que há uma posição que continua descurada: o 6. William Carvalho, com a saída de Rinaudo para o Catania, fica sem concorrência. Será Dier a alternativa aos centrais e a William? Será que Matias Perez entrará nas contas do plantel principal e será o 3º central? Na frente, Heldon parece-me ter todas as condições e mais algumas para ser titular a curto prazo. Shikabala é o Panini que todos os sportinguistas esperam ver resolver aos 92 minutos dum jogo estilo 0-0 enfadonho. A resolução do dossier Jeffren é uma grande vitória da actual direcção. Mercado muito positivo em Alvalade.
PORTO
ENTRADAS - QUARESMA, ABDOULAYE
SAÍDAS - LUCHO GONZALEZ, MARAT IZMAYLOV
COMENTÁRIO - No mês em que o Viagra passou a genérico o Pinto da Costa deu sinais de ter os seus tomates revitalizados. Pois é. O fax do FCP fartou-se de cuspir folhas de Manchester e agora o Porto tem papel para limpar o rabiosque na próxima década. Estiveram os benfiquistas e sportinguistas ontem o dia todo a fazer refresh à lista de transferências para no final verem Fernando, Mangala, Otamendi e Jackson permanecerem no Dragão. Nem propostas milionárias serviram para convencer a direcção portista. Neste mês chegou Quaresma e já deu para perceber que o rapaz vem com vontade de saquear as defesas contrárias. Não sejam racistas, já estão todos a pensar "pois, saquear porque é cigano!". O momento WTF foi a venda de Lucho. El Comandante ruma ao Qatar para liderar um exército de camelos numa travessia do deserto até ao final da sua carreira. De estranhar o não reforçar do ataque. O Porto continua sem alternativa ao Jackson e continua com poucos extremos desequilibradores. Na defesa, enquanto os centrais abundam, os laterais escasseiam. Plantel estranho o dos azuis e brancos.
ESTORIL
ENTRADAS - EMÍDIO RAFAEL, LUÍZ PHELLYPE
SAÍDAS - GLADESTONY, LUÍS LEAL
COMENTÁRIO - O maior milagre de Janeiro: não saiu Evandro, Vágner, Gonçalo Santos, nem qualquer outra jóia da coroa do Estoril. Contratações? Temos sim senhor. Regressa o Luíz Phellype para dar concorrência ao Bruno Lopes e contrata-se o Emídio Rafael para lutar por um lugar no lado esquerdo da defesa, já que o Babanco tem passado mais tempo no estaleiro do que dentro das 4 linhas. Marco Silva descansa, feliz, aliviado, numa poltrona com padrões da bandeira da UE.
VITÓRIA DE GUIMARÃES
ENTRADAS - /
SAÍDAS - LEANDRO FREIRE, ABDOULAYE
COMENTÁRIO - Como sempre, tem que ser o blog Ai Vale Bujas a explicar à nação o que se passou com o Vitória no mercado de inverno. O Pinto da Costa levou o Júlio Mendes, o Flávio Meireles e o Rui Vitória a jantar fora. Perguntou-lhes o que queriam jantar e eles responderam "queremos carne maronesa". Ok. Vem a carne maronesa e o Pinto da Costa sempre a perguntar se está bom. Eles respondem que sim, que está, e entretanto o dia 1 de Fevereiro a aproximar-se. Chega o dia 1 de Fevereiro e o Flávio Meireles levanta-se e começa aos berros "aqui há gato! aqui há gato!". Foi isto. O Rui Vitória pensou que tinha a maronesa Abdoulaye ao seu dispor, entretanto despacha o cepo do Freire para o rival Nacional e o Pinto da Costa, algures na madrugada de 6ª para Sábado, consegue enfiar o Abdoulaye na lista de inscritos do Porto, tornando-se o Vitória num clube vegetariano depois deste trauma bovino.
NACIONAL
ENTRADAS - REGINALDO, SALEH GOMAA, KAYKE, FREIRE
SAÍDAS - RENATO, MATEUS
COMENTÁRIO - O Manuel Machado pensou que ia perder o Mexer para o Rennes e vai daí achou boa ideia ir contratar o Freire ao Guimarães. Eu acho que sim, é sempre bom manter o equilíbrio do plantel. Se sai um cepo convém contratar outro cepo. Acontece que o Mexer não saiu e agora aumentou o número de cepos no plantel! É lixado... O Nacional neste mercado parece-me não se ter reforçado mal no ataque, com o Kayke e o Reginaldo, mas parece-me que deviam ter olhado para a defesa primeiro. O Reginaldo, para colmatar a saída do Mateus, chegava...
BRAGA
ENTRADAS - BATTAGLIA, KADU, ANDRÉ PINTO, RUSESCU, ERICK MORENO
SAÍDAS - HEBERT, SALVADOR AGRA, LUIS SILVA, ELDERSON, HUGO VIEIRA, KRITCIUK
COMENTÁRIO - Percebe-se o reforço do corredor central do clube, não se percebe é a falta de opções para os corredores laterais com que a equipa vai enfrentar a 2ª metade da época. O Braga fica apenas com 2 laterais "puros" (Joãozinho e Baiano) e 2 extremos "puros" (Alan e Pardo). Com a chegada de Rusescu e Moreno, não se percebe como é que Edinho não foi colocado num clube qualquer. Assim sempre tínhamos oportunidade de o ver continuar a espalhar magia! Será que o Paulo Bento vê os jogos do Braga B? É que há muitos internacionais que me cheira que vão começar a rodar nessa equipa! Atenção, Bento!
RIO AVE
ENTRADAS - HUGO VENTURA, KRITCIUK, RUBEN RIBEIRO, PEDRO SANTOS, JOEANO, VELIKONJA
SAÍDAS - SALIN, DEL VALLE, NIVALDO
COMENTÁRIO - Os principais problemas do Rio Ave residem no ataque. Com o mau momento de forma de Ukra, Braga e Hassan, o Rio Ave procurou resolver a questão com o matador esloveno Velikonja e com os extremos portugueses Pedro Santos e Rúben Ribeiro. Hugo Ventura, desaparecido em combate desde que trocou o Porto pelo Sporting, aparece aqui para lutar pela titularidade juntamente com o Kritciuk e Ederson, partindo o brasileiro com ligeira vantagem. Não me parece que estas mudanças galvanizem o clube. Continuarão sem ser candidatos à Europa e continuarão afastados da luta pela manutenção.
ACADÉMICA
ENTRADAS - ELTON MONTEIRO, MOUSSA GUEYE, RAFAEL LOPES, SALVADOR AGRA
SAÍDAS - REINER FERREIRA, BUVAL, LIBAN ABDI, BRUNO CHINA, RAFAEL OLIVEIRA
COMENTÁRIO - Estabilidade classificativa atingida, a hora é de pensar no ataque. Primeiro há que arrumar a casa. O Globetrotter Buval não convenceu e foi para o Paços. Abdi e Rafael Oliveira tiveram as suas oportunidades e não aproveitaram. Moussa Gueye, Rafael Lopes e Salvador Agra - principalmente o último - vêm para ser o bico de bünsen de uma equipa afogada em substâncias frias e letárgicas.
Já na defesa, o blog despede-se do seu amigo Reiner Ferreira. Espero que um dia voltes a espalhar magia no nosso campeonato! Para o lugar dele vem o jovem português Elton Monteiro, formado no Arsenal. Estamos curiosos.
MARÍTIMO
ENTRADAS - FRANSÉRGIO, SALIN
SAÍDAS - HÉLDON
COMENTÁRIO - O Marítimo, com Salin, vai usar o seu 4º Guarda-Redes da época. É uma pena porque com Salin provavelmente o número de frangos vai diminuir e os espectadores vão-se divertir menos. O mercado de inverno, a meu ver, acaba por ser positivo para os madeirenses. A saída de Héldon é um rude golpe no ataque? É, sim senhor. Mas o Marítimo ainda tem Alex Soares, Danilo Dias, Sami, Nuno Rocha, Artur e F.Oliveira. Se no ataque há que continuar a virar frangos, já na defesa convém passar a mantê-los dentro da capoeira.
GIL VICENTE
ENTRADAS - ALPHONSE, LUÍS SILVA, CAETANO, HUGO VIEIRA, JOHN MOSQUERA
SAÍDAS - ÉDER SCIOLA, NÉLSON AGRA
COMENTÁRIO - O ataque do Gil Vicente é tão letal quanto a mordidela dum idoso sem dentes que não tem reforma para comprar dentadura. Vai daí o presidente Fiuza e o seu treinador acharam por bem reforçar o ataque. Preparem-se porque o mais certo é dizermos adeus à magia de Simy. Será que temos panini no Mosquera? É esperar para ver. Outra notícia é o Alphonse que deu nas vistas na Oliveirense e, aproveitando a cepisse do Luan, provavelmente mais tarde ou mais cedo também ganha a titularidade à frente dos centrais. Caetano e Hugo Vieira são bons reforços e boas alternativas ao Avto, Brito e Diogo Viana.
VITÓRIA DE SETÚBAL
ENTRADAS - OZEIA, JOÃO MÁRIO, WILDER CARTAGENA, BETINHO, ZEQUINHA
SAÍDAS -RUBEN VEZO
COMENTÁRIO - Chapa ganha, chapa gasta. Os problemas financeiros do Vitória pelos vistos não demoveram a direcção de apostar forte no mercado, algo que se torna difícil de compreender tendo em conta o facto do clube ter praticamente a manutenção garantida (ainda para mais olhando para o valor dos adversários). Ozeia, um velho conhecido da nossa liga que até já emparelhou com o Cohene, vem para o lugar do Ruben Vezo. O François é mau demais - até aqui tudo bem. O empréstimo do João Mário parece-me espectacular. O puto tem muito talento e vai facilmente ser a estrela deste Vitória... Agora... E o resto? Bem, não entendo a extensão deste plantel que vai disputar pouco mais do que uma dezena de jogos até ao final do campeonato e que vai viver de cinto apertado, à rasquinha para pagar ordenados.
AROUCA
ENTRADAS - USTARITZ, RUI SAMPAIO, CISSÉ, NOUIOUI
SAÍDAS - HENRIQUE, ROMÁRIO, PAULO SÉRGIO, KOVACEVIC, STEFANOVIC
COMENTÁRIO - All-in. Fichas todas em cima da mesa. A luta vai ser só para homens de barba rija e Pedro Emanuel não quer fazer bluff com o plantel. Reforça todos os sectores e reza por golos de Nouioui ou Cissé. O meio campo com que tanto gozei, funciona bem nos dias que correm e chega o experiente Rui Sampaio, um senhor com pezinhos a respirar técnica, para espicaçar David Simão. Parece-me que o Arouca, no entanto, deveria ter olhado mais para a defesa e menos para os pontas-de-lança, o tempo dirá se tenho ou não razão. Estranho também a saída de Kovacevic, um jogador que na época passada carregava o Arouca às costas mas que, sob o comando de Pedro Emanuel, nunca impressionou.
BELENENSES
ENTRADAS - ANDRÉ GERALDES, GONÇALO BRANDÃO, ANDRÉ TEIXEIRA, BRUNO CHINA, JORGE ROJAS, RUDY, RAMBÉ, ROLAND LINZ
SAÍDAS - NICK, VICTOR, DIAKHITE, PAULO JORGE, ARSÉNIO, DIAWARA
COMENTÁRIO - Vocês vêem Family Guy? Sabem a Consuela? O Belenenses em Janeiro contratou a Consuela! Vai daí a Consuela um dia destes foi abrir a porta aos pé-de-barrote (quase) todos que o Belenenses tinha no plantel e disse "no, no, Mr Belém no home". Vai daí o Belenenses torna-se numa equipa arrumada, fresquinha e com matéria prima para se agarrar com unhas e dentes à oportunidade de permanecer no escalão máximo do futebol português. Gonçalo Brandão, Bruno China, Rambé e Linz são as figuras que destaco, por serem jogadores "feitos" que podem no imediato garantir qualidade ao 11 inicial. Rojas, Geraldes e André Teixeira são os putos que podem dar boa cobertura aos titulares. Rudy é a incógnita: jogador de potencial que tarda em aparecer ao mais alto nível.
OLHANENSE
ENTRADAS - SAMPIRISI, CHRISTIAN OBODO, MARIO SANTANA, PAULO SÉRGIO, TOZÉ MARRECO
SAÍDAS - DANIEL BESSA, DIEGO GONÇALVES, KONÉ
COMENTÁRIO - Já estou a sentir o hino da Champions League no José Arcanjo. Ou serão as sirenes da polícia para fechar o clube? Se calhar são as flatulências do Pinto da Costa por ter perdido a contratação do Mario Santana para os galácticos de Olhão. Uma das três é de certeza. O que é certo é que esta equipa do Olhanense é das equipas mais mítico-paninis que já pisou os relvados portugueses. Estou até a ponderar criar um grupo recreativo para ir em excursão acompanhar o Olhanense a todos os 14 jogos que vamos ter oportunidade de presenciar até ao final do campeonato. Vejamos uma ideia para 11 do Olhanense: Ricardo (internacional Portugal), Sampirisi (sub-21 Itália), Diakhité (cepo), Kroldrup (internacional Dinamarca), Seric (internacional Croácia), Obodo (internacional Nigéria), Pelé (sub-21 Portugal), Mario Santana (internacional Argentina), Paulo Sérgio (ex-sub21 Portugal... só tem 30 anos, ainda pode explodir!!!), Mehmeti (internacional Albânia), Tozé Marreco (mítico). Isto é vintage. Galácticos de Olhão... Para sempre no nosso coração <3 <3 <3
PAÇOS DE FERREIRA
ENTRADAS - FLÁVIO BOAVENTURA, RAFEL AMORIM, MINHOCA, DEL VALLE, BUVAL
SAÍDAS - RUBEN RIBEIRO, CAETANO, DUARTE DUARTE, HURTADO, IROBISO
COMENTÁRIO - Emprestar o Hurtado ao Peñarol, tendo em conta a situação actual do clube, é no mínimo estranho. A injecção de sangue novo na defesa dos castores é a derradeira tentativa de escapar a um destino que eu ainda penso que o clube evitará. Optar por Del Valle e Buval, prescindindo de Ruben Ribeiro, Caetano ou Hurtado é que acho um tiro nos pés. Os barrotes vêm em alta velocidade para cilindrar o clube e atirá-lo para o 2º escalão, será que a equipa consegue o salto à última da hora? Dependerá fortemente da qualidade de Boaventura e Rafael Amorim. Eu acredito que o Paços dará o salto.
Muita informação, lida por inteiro com calma e cuidado.
ResponderEliminarGrande trabalho. Belo humor.
(estou um mole, a fazer elogios)
Campeonato de merda este. Estamos cheios de Paninis, só falta o Tó Madeira e o Nikiforenko.
Negócios do Benfica envergonham-me.
ahahah
EliminarEste campeonato para mim está a ser dos melhores. Muito divertimento, luta espectacular em 3 frentes (título, europa e descida), bons jogos de futebol... Vai ser impróprio para cardíacos
Já chegou na época passada ser improprio para cardíacos..não aguento outro Maio assim pah!!
EliminarBoas AVB,
ResponderEliminaronde meteste as fichas para a descida de divisão? O Paços safa-se? hmm, como disseste, e bem, as entradas não compensaram as saidas.
abr
eu acho que o Paços ainda vai subir uns lugares. É muito imprevisivel neste momento. Para mim o principal candidato à descida é o Olhanense
Eliminar