Conta aquela, avôzinho! Nº4

AS ESCUTAS DO PROFESSOR


“É preciso limpar toda a porcaria que existe na Federação”. Foram estas as palavras mais marcantes do seleccionador Carlos Queiroz em Novembro de 93, após perder 1-0 em Itália e dizer assim adeus àquele que seria o melhor mundial de sempre, Estados Unidos 1994. Obviamente, Queiroz não continuou no cargo de seleccionador e, após os títulos mundiais de sub20  (89 e 91), muitos questionavam qual seria o futuro do Professor. Mas não foi preciso esperar muito tempo...



Em Dezembro de 93 o Sporting de Bobby Robson cai às mãos do modesto Casino Salzburgo, num jogo a contar para a Taça Uefa. Após a vitória por 2-0 em Alvalade, os leões foram surpreendidos na Áustria e perdem por 3-0 (com o Costinha na baliza queriam o quê?) e Sousa Cintra despede o inglês (único despedimento da sua longa carreira como treinador) e contrata o Professor Carlos Queiroz. O Professor ficará ligado aos leões até 96, já o presidente era Santana Lopes. A relação entre os dois nunca foi famosa e o treinador acabou mesmo por sair, sendo substituído por Octávio Machado posteriormente.

“Grande novidade que me estás a dar, ó Bujas…”
, - pensarão os nossos leitores ao ler estes dois parágrafos. Concordo, até aqui tudo bem! Mas agora vem a parte que provavelmente muitos de vocês não sabem…

Queiroz era um treinador metódico e um dos métodos que encontrou para melhor tentar controlar os jogadores foi através de … Escutas no balneário. É verdade, não estou a dar-vos tanga, isto é mesmo verdade e foi-me contado pelo meu já famoso primo da Repsol. Claro que não vos vou dizer qual Repsol e qual primo. O que é certo é que o Professor tratou de instalar uns belos microfones por todo o balneário leonino. Consta-se que os jogadores nunca descobriram esta façanha de Queiroz, mas todo este aparato serviu apenas para Queiroz vencer uma Taça de Portugal (bis de Iordanov contra o Marítimo do mítico Everton) e uma Supertaça.

Nunca nenhuma escuta deste tipo saiu para a Comunicação Social, mas o ‘Ai Vale Bujas?’ teve acesso a algumas das escutas mais ouvidas pelo Professor Queiroz, encontrámos este material numas disquetes estranhamente deixadas na nossa caixa do correio. 

Avisamos os leitores que algumas das escutas podem ser consideradas chocantes e precisar de bolinha no canto superior direito (ou de um Dot do adopte um Dot):

Ai isto agora com o Pacheco 'tá ganho” – Paulo Torres, durante o banho, após ser substituído por Pacheco no Sporting 3-6 Benfica de 94;

O Queiroz parece um bocado amaricado, aposto que gosta de controlar o rabinho ao Cadete” - Figo, em amena cavaqueira com Peixe, após uma pré-época. Ao ser abordado por Queiroz, Figo respondeu que se referia ao Queiroz da padaria "Os Maias"

Não suporto o Carlos, vou falar com o Presidente e fazer um ultimato: ou ele ou eu. E ele que nem pense em ficar com os filhos, as chaves da casa e o carro” – Afonso Martins. Em conversa com o seu treinador, Afonso Martins responde que fala de Carlos Xavier e da maneira como era tratado pelo colega;

Aê Naybet, meu irmão deixaria você de olhos trocados rsrsrs” – Assis a falar sobre Ronaldinho. Queiroz riu-se e não quis saber.

Então mas este cabrão não me convoca? Um dia destes vou-lhe às trombas” – Sá Pinto. Visivelmente transtornado, Queiroz fala com o seu jogador, que o sossega e diz estar a falar de Artur Jorge.

sdkjsdjksdjkfsdjkfdsjsgdjh” – barulhos estranhos neste trecho. Descobriu-se posteriormente que era Dominguez a tentar sair de um cacifo onde Oceano e Marco Aurélio o tinham trancado.
Share on Google Plus

About Ai Vale Bujas

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

1 comentários:

  1. AVB!

    Que bom voltar a ler as tuas historias, principalmente desta altura histórica do meu clube do <3

    Que sonho de equipa, acho que não pediria outro treinador para esta dream team. Aliás os resultados falam por si!

    Se calhar, se o Queiroz tem ido para SIS, tinha feito carreira como 007 ou agente da CIA, talvez tivesse evitado o 11 de setembro ou quiça se tornaria o batman de moçambique. Ele podia ser o que quisesse na altura, menos treinador daquela equipa

    Aiai Sousa Cintra, seja o que for que tivesses fumado na altura, arranja para a gente tambem!

    ResponderEliminar