Pré-Época do Benfica

Como vou de férias este é provavelmente o último post antes das mesmas. Vou falhar 3 jogos de preparação do Benfica e portanto deixo-vos aqui uma pequena avaliação ao que vi na pré-época até agora.  

Guarda-Redes:

Artur - Tem um problema de confiança. Quando está motivado é um guarda-redes de bom nível que pode ser titular. O Benfica tem que contar com ele.

Romero - Tem um problema de concentração. Às vezes tem paragens cerebrais que custam pontos às equipas. Caso se confirme a sua contratação não acho que Jesus o deva assumir como titular indiscutível como fez com Roberto. 

Paulo Lopes - Prata da casa. Faz parte da mobília e não imagino o Benfica deste ano sem o Paulo Lopes no plantel.

Laterais: 

Maxi Pereira - O raio da selecção deixa este homem todo moído e vamos ter que o recuperar fisicamente para o início da temporada. É titular.

Luís Felipe - Tem que ser emprestado a um clube da Primeira Liga. Gostava de o ver no Guimarães do Rui Vitória, um clube onde Luís Felipe não teria grande concorrência e provavelmente seria titular sem grandes problemas. Para o Benfica, pelo que vi, não serve por agora. Ainda tenho esperança que os adeptos do Palmeiras estejam certos sobre este rapaz...

Cancelo - Está a ficar mais homenzinho. Com mais tempo de jogo e de treino sob a batuta de Jesus acho que algumas falhas defensivas vão cada vez aparecer menos. Gostava de o ver no plantel.

Eliseu - Está visto que vem para ser titular... Espero que me engane. Vai ficar no plantel mas acho que é uma má contratação. A nível físico está semanas atrasado em relação aos colegas.

Benito - O nosso lateral mais forte fisicamente. Parece cumprir os mínimos para ser parte integrante do plantel e para lutar pela titularidade com o Eliseu. Tenho fé neste rapaz.

Centrais:

Luisão - Capitão. Um autêntico treinador dentro de campo. Saudades. Volta rápido.

Lisandro - Uma grande esperança. A época passada não foi tão boa quanto muita gente pensa mas com o Jesus este rapaz tem potencial para lutar pela titularidade e fazer boa dupla com o Luisão.

César - Tem que ser emprestado a um clube da Primeira Liga. Mais uma vez a opção Rui Vitória agrada-me bastante. Acho que o César até podia rodar em Itália mas tenho dúvidas que no estado actual consiga assumir a titularidade em clubes da Serie A. A defender parece um Edcarlos mas, ao contrário deste, tem potencial. Central com técnica, rápido e que trata bem a bola... Só precisa de amadurecer. Como precisa de amadurecer, precisa de jogar, e o Jesus não pode arriscar dar muitos minutos a um central que está neste nível.

Sidnei - Há quem diga que o rapaz não tem cabeça nenhuma... Eu acho que ele com a idade está a ficar diferente. Motivem-no e vão ver que temos aqui o parceiro ideal para o Luisão. Por mim começa a época como titular.

Jardel - O pronto socorro. Não faz ondas e é um bom colega. Cumpriu sempre bem no ano passado quando substituiu o Garay mas temo que seja curto para a titularidade.

 Médios Centro:

Talisca - Habituado a outros terrenos no Bahia, no Benfica vai ser provavelmente o substituto do Enzo. Confesso que gostava de ver um triângulo de meio-campo com ele e com o Enzo nos vértices mais ofensivos. Craque. Não engana. 20 aninhos. 

Rúben Amorim - Raramente joga mal. É um jogador feito, útil, da casa e no qual podemos confiar.

Enzo - Por favor não saias... 

João Teixeira - Boa técnica, velocidade e com os princípios de jogo todos lá. Cometeu erros graves mas pelo menos não foi em jogos a doer. Vai ser útil e será certamente opção este ano. Que aproveite as taças, que aproveite as janelas de oportunidade que se abrirem. Tem 20 anos, já não é menino nenhum. Que fique no plantel e que alterne entre a A e a B. 

Fariña - Pois, não faço ideia, são contratações daquelas que não percebo. Quando parecia que finalmente ia ter uma oportunidade lesiona-se...

André Almeida - O André é um excelente defesa que pode jogar em qualquer posição deste sector. Este é provavelmente o ano do sim ou sopas e se formos buscar um médio defensivo provavelmente o rapaz vai continuar a ser suplente sem se afirmar em nenhum lugar. Por mim começava o ano a titular na esquerda da defesa.

Fejsa - É uma pena estar sempre no estaleiro. Como não há Fejsa temos que ir ao mercado, não há volta a dar...

Médios Ofensivos:

Gaitán - Por favor não saias...

Salvio - Ainda não está em forma mas não deve demorar muito até ficar no ponto. Titular de luxo.

Ola John - Veio cheio de pica para mostrar serviço. Não evoluiu nada enquanto jogador nos últimos anos. Tem velocidade, é gajo para moer as defesas adversárias e para ser muito perigoso no ataque. O lateral que o tiver no corredor sofre. Os avançados também sofrem com as decisões que ele toma. Por mim é um jogador para alternar entre a equipa B e a equipa A.

Sulejmani - A principal alternativa a Salvio e Gaitán. Pena a quantidade de lesões. Suplente de luxo.

Ivan Cavaleiro - Emprestar a clube da 1ª Liga. Gostava de o ver no Estoril do Couceiro mas qualquer clube da 1ª divisão por mim está bem. Precisa de jogar.

Bernardo Silva - Por mim fica no plantel principal nas mesmas condições do João Teixeira. Sempre que joga na equipa principal parece ansioso mas todos sabemos que tem pézinhos e que é craque. 

Candeias - São contratações que não percebo e que roubam minutos aos nossos putos... Emprestar.

Avançados

Cardozo - Péssima forma. Espero sinceramente que melhore rápido...

Lima - O Lima ainda está longe do que pode render mas é titular indiscutível neste momento. Vou acreditar que os treinos de pré-época ainda lhe pesam nas pernas

Derley - Foi o avançado de que mais gostei na pré-época... Não deslumbrou mas foi o que mais sinais positivos mostrou. Tem tudo para ser um jogador muito útil este ano.

Jara - Tinha esperanças depositadas nele mas desiludiu-me. Não sei se é ansiedade ou o raio que o parta mas assim fica complicado justificar presença no plantel.

Nelson Oliveira - Acho que foi vítima do investimento que se fez no Jara. Tenho pena de não ter visto mais dele na Pré-Época. Que fique na equipa B, acho que mais empréstimos não vão adiantar. Vamos rezar para que aproveite as poucas oportunidades que terá...

Pizzi - Lesão lixada numa altura em que ele precisava de mostrar serviço. Pelo que conheço dele é um rapaz interessante para ter no banco. Devíamos mantê-lo no plantel.

Bebé - Apareceu nervoso na estreia. Se o Jesus continuar a apostar nele como extremo vai ser muito complicado para ele afirmar-se.

Victor Andrade - Jogador para a equipa B para seguir atentamente.

CONCLUSÃO

Artur, Romero (?), P.Lopes / Maxi, Cancelo / Eliseu, Benito / Luisão, Sidnei, Lisandro Lopez, Jardel / A. Almeida, Ruben Amorim, Fejsa, Enzo Perez, Talisca, João Teixeira / Gaitán, Salvio, Sulejmani, Ola John, Bernardo Silva / Bebé, Pizzi / Lima, Derley, Cardozo, Nelson Oliveira

Com João Teixeira, Cancelo, Ola John, Bernardo Silva e Nelson Oliveira alternando entre os A's e os B's, contratanto um nº6 para titular e sem mais saídas, ficamos com um plantel bom para atacar o bi-campeonato. Caso Enzo ou Gaitán saiam é urgente contratar rápido e bem jogadores para entrarem directamente no 11 titular. A política de contratações foi mais uma vez um desastre, com gastos acima dos 20 milhões de euros em jogadores que não serão titulares "indiscutíveis". Houve boas contatações, claro que houve, mas eu preferia que fossem em menor quantidade e com melhor critério.

Quanto ao sistema táctico e tendo em conta o plantel que temos, acho que é óbvio que continuaremos a jogar com 2 avançados na frente.

Como eu gostaria de jogar? Assim:



Como acho que o JJ vai jogar? Assim:


Boas férias, pessoal. Até breve!

Share on Google Plus

About Pedro Ribeiro

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

1 comentários:

  1. Oi,
    poderiam colocar-nos na vossa blogroll. Obrigado
    benficaplural.blogspot.pt

    ResponderEliminar