Benfica 2-1 PSG - Mas isto é galo ou tumor? O Benfica que contrate um veterinário decente para ver a águia que isto não é normal. No campeonato foi o que foi, na final da Liga Europa foi o que foi, nesta fase de grupos foi o que foi. Incompetência? Sim e não. O Benfica bateu-se bem em 3 dos 6 jogos do grupo. Em Paris envergonhou-se. Na Luz, contra os de Atenas, entrou mal no jogo e quando quis ir atrás do prejuízo, veio uma carga de água atrás do Benfica. Em Atenas, Roberto deu à luz uma das melhores exibições que já o vi fazer. Contra o Anderlecht cumpriu, apesar de não ter merecido a vitória em Bruxelas. Contra o PSG, hoje, fez uma exibição cheia de garra e vontade, mas mais uma vez, na Europa, falta ao Benfica a frieza necessária na finalização, algo que poderia ter resolvido a final da Liga Europa 2013. Fez 10 pontos, algo que normalmente seria suficiente, acontece que o Anderlecht foi um espantalho autêntico. Na minha opinião o Benfica merecia ter feito 11 pontos: na Bélgica o empate seria o resultado mais ajustado e o resultado em Atenas é um completo engano, já que merecia claramente a vitória. Acontece que não fez e as atenções voltam-se mais uma vez para o falhanço dum treinador que, num grupo acessível, deveria ter levado a sua equipa aos oitavos. Na busca irracional por um culpado é fácil virar o holofote para Jesus. Que o façam se isso vos faz sentir bem. Digo isto com naturalidade já que toda a gente reconhece que é este o paradigma do adepto de futebol.

Atlético Madrid 2-0 Porto - Este jogo traduz bem o que foi a campanha de todas as equipas portuguesas - talvez à excepção do Paços - nestas fases de grupos europeias. Muito futebol em comparação com os adversários, muito merecer, muito jogar melhor, muito pouco resultadismo. E depois de 1 penalty falhado pelo Josué, depois de 4 bolas no ferro, o Porto sai de Madrid com uma derrota por 2-0. Futebol é isto. Volto a sublinhar que sou da opinião de que o Paulo Fonseca não é, nem de perto nem de longe, o principal responsável pelo mau início de época do Porto. Mas no entanto parece-me que o problema do Paulo Fonseca, do Rui Vitória e do Marco Silva é o mesmo: falta de calo. A juntar à falta de experiência do seu treinador e de alguns jogadores, junto o factor Josué. É este o único erro que acho evidente na gestão do plantel do Porto e neste jogo, mais uma vez, viu-se. O Josué não fez este ano exibições que justifiquem a titularidade. É o jogador mais utilizado no lado direito do ataque. O Josué não só consegue emperrar todo o jogo ofensivo da equipa como a sua meia distância está calibrada para os Super Dragões, num grito mudo de "deixem-me ir para a bancada apoiar, eu aqui só faço merda!". Danilo sofre, o Porto sofre mas... A selecção nacional agradece! Rumo ao Brasil, Josué, continua assim!
Pandurii 0-0 Paços de Ferreira - E agora? Quem me vai devolver esta hora e meia de vida? O que vale é que hoje à noite há uma injecção de futebol com a Académica do Fernando Alexandre senão estava lixado com a vida. Fiquei tão agastado com este jogo que ontem nem me apeteceu escrever o Copo Europa. Amigos: mau demais para ser verdade. O Paços melhorou defensivamente com o Henrique Calisto? Melhorou sim senhor (já lá vamos). O futebol do Paços tornou-se numa seca infinita? Tornou sim senhor. No ano passado quando se especulava o futuro do Antunes muita gente dizia "é bonzinho a atacar mas a defender é um cancro". Já viram o Helder Lopes? Lembram-se do Paços no ano passado com o Paulo Fonseca? Preenchimento do espaço defensivo, vários jogadores a conseguirem chegar ao último terço em condições de finalizar... Antunes em todo o lado... Pois é. Esqueçam isso. A nova realidade é um lado esquerdo que parece a cerimónia dos Oscars: se és extremo ou avançado, avança, camarada, aproveita e leva esta estatueta. A nova realidade do Paços é não conseguir ganhar ao Pandurii, uma equipa que foi criada de propósito para homenagear o grande Nica Panduru. Mau demais.
Estoril 1-2 Slovan Liberec - Estoril... Praia. Os checos chegaram, estenderam a toalhinha, abafaram o público da casa com a sua polka e já que era para fazer praia, toma lá um pontapé de bicicleta à Madjer. A 1ª parte do Estoril foi muito má mas a qualidade do futebol destas equipas seguia interessante. Quer-me parecer que o Estoril se vai aguentar na 2ª metade da época. Mesmo que o Evandro saia, têm o JP Galvão que é bom jogador. Parece-me que a equipa vai demorar a encaixar o Bruno Lopes porque é um ponta de lança com um estilo de jogo diferente do Luís Leal, mas não acho que estejam mal servidos com este rapaz (e agora voltam a ter o Gerso disponível também para as alas). Soluções ofensivas não faltam mas... E a defesa? Má demais. O Yohan, que até é um central com algum potencial, fez um início de temporada desastrado. O Diogo Amado é muito pior que o Gonçalo Santos e ontem no lance do 2º golo do Slovan, estes dois meninos foram patéticos. Está complicado, mercado?
Vitória Guimarães 1-2 Lyon - Sou fã do futebol do Vitória. Admito já aqui antes de começar a escrever sobre o jogo. Quando vi a quantidade de alterações ao onze inicial que iriam ser operadas nunca pensei que o Vitória desse esta réplica ao Lyon. E jogou desta forma porquê? Porque o Lyon colocou em campo vários jogadores que estão a tentar recuperar a forma (Gourcuff e Gomis, p.ex.) e porque jogou bem! Disciplina táctica, trabalho no treino e garra. Tomané mostrou classe! Foi o melhor jogo que já o vi fazer esta época. Fico a pensar como seria este Vitória se tivesse jogadores com outros atributos técnicos. A chave deste jogo foi Pedro Correia, o lateral ex-benfiquista que foi expulso em 5 minutos. O rapaz até estava a fazer um jogo à maneira mas aqueles 5 minutos deitaram tudo a perder. Mas a culpa não morre solteira. Infelizmente o Vitória, como em praticamente todos os jogos desta época, voltou a desperdiçar toneladas de golos. Juntem-lhe uma pontinha de ajuda do árbitro ao Lyon e pronto... Foi assim que aconteceu.
O problema começa com Vieira. Mas ele foi eleito e não tem ninguém por cima dele. Jesus, é parte do problema. Tornou-se.
ResponderEliminar