26ª Jornada 2013/14

Vitoria de Guimarães 1-3 Estoril - Lembram-se do Mundial sub-20 na Colômbia? 2011? Mundial onde Mika, Nelson Oliveira ou Caetano brilharam? Lembram-se do extremo promissor Alex (Santa Clara na altura)? Bem, eu lembro, aí está ele aos 22 anos a fazer a sua estreia na primeira liga e logo com um bonito golo nos instantes iniciais. Seja bem aparecido menino Alex! Infelizmente os holofotes não ficaram muito tempo virados para o nascimento de mais uma estrela no nosso campeonato... Tens que compreender, Alex, é difícil lutar contra o circo que se instalou na defesa da tua equipa. Hienas, koalas, ursos e anões - tudo menos jogadores de futebol. Lá no meio da bicharada toda, Paulo Oliveira, coitado, de chicote na mão, vai fazendo o que pode. Armadilhas de fora de jogo para o ataque estorilista? Quando são ursos a armar armadilhas fica difícil... Exibição de classe dum Estoril de outro planeta. Jogam bonito. Dá gosto ver o Estoril. Bruno Lopes aproveitou a oportunidade e foi melhor do que Carlitos tinha vindo a ser.

Olhanense 0-2 Braga - O Márcio Rozário foi despedido por ser cepo e cometer penaltis patetas. Então que dizer do Jander, que no mesmo jogo comete dois penaltis patetas e ainda é expulso? Prémio Nobel do Barrote? Não é fácil cometer tamanha proeza e olhem que ele nem sequer tem o apelido "El Khalej" no nome. Outro Prémio Nobel deveria ir para o Belec. Este homem merecia o Prémio Nobel da Paciência. Decorriam 46 minutos de jogo e eu vejo três defesas do Olhanense a fazer pinturas gouache com a boca enquanto o Belec faz uma enorme defesa a remate do Pardo, Jander a olhar para o lance enquanto o seu cérebro processa 4 +2, Rusescu junta-se ao grupo das pinturas com a boca e Battaglia remata à trave enquanto Jander chega à conclusão: 7. Coragem, Belec, a época está quase a terminar. Enquanto o clube se afunda o italiano Galderisi descobriu que adora karaoke em dia de derrota. Os sócios do Olhanense andam indignados... Eu também ficava! Levar um golo do Piqueti, onde já se viu? A melhor parte do golo do Piqueti foi o Luís Filipe agarrado aos rins a pedir fora de jogo. Muito bom. Braga reentra na luta pelo acesso à Liga Europa via campeonato.

Paços de Ferreira 1-3 Sporting - O Sporting ganhar na Mata Real só podia ter uma explicação extra-futebol. Como sempre o blog Ai Vale Bujas vem desvendar todo o mistério: afinal, como é possível o Sporting ter ganho na Mata Real? Meus amigos... Josué. Claro. Há dúvidas? Vocês viram a fumarada na 2ª parte? O menino Josué foi para a rotunda ao lado do estádio mandar rateres com o seu Saxo Cup. Resultado? Borracha queimada e monóxido de carbono por todo o lado. Não se via nada e até parecia nevoeiro! Já se sabe que com o fumo os meninos da cidade dão-se muito melhor do que os da aldeia e foi por isso que o Sporting ganhou ao Paços de Ferreira. Apesar de ter sido um jogo pachorrento e mal jogado, houve golos bonitos e bons momentos. Acho que o momento do jogo é uma defesa brutal do Patrício, a remate do Bebé, depois deste ter partido os rins ao Maurício. Esta bola não ter entrado fez com que o Sporting construísse uma exibição segura, quase sempre no comando das operações. O Paços tem agora o Belenenses à espreita. Será que a luta pela manutenção ainda vai animar?

Porto 3-1 Académica - Coitado do Manuel Mota, tudo lhe acontece. Vandalizam-lhe o talho, é atropelado pelo Fernando Alexandre, qualquer dia descobre que tem chatos... Vocês têm noção do que significa ser atropelado pelo Fernando Alexandre? Imaginem que o vosso despertador era a música que nos vai representar no festival da Eurovisão 2014 ("Eu quero ser tua ó-ó-óóó"). É quase pior que isso. Deve doer tanto ser atropelado pelo melhor trinco da liga. Quanto ao jogo, meus amigos, quando têm o Quaresma no banco e o Ghilas e Quintero como titulares, até podiam jogar com o Lula e o Tanta a centrais que ganhavam o jogo na mesma. Viram a diferença entre ter um jogador que saiba levantar a cabeça e outro que fuça de forma a desenterrar todas as toupeiras do passado no estádio? 3-0 ao intervalo, sem Quaresma. Pois é. O Reyes foi eleito pelos adeptos portistas como melhor jogador em campo e acho que isto diz tudo sobre a inteligência das pessoas que votaram. Quando é que fazem um programa Novas Oportunidades para adeptos de futebol? Já vem tarde. A Académica só não escavacou mais o Ricardo e o Reyes porque o jogador que surgia naquele flanco era a jovem promessa de 28 anos Ivanildo. Fabiano fez a diferença numa noite em que a Académica conseguiu equilibrar após entrada muito forte da equipa portista.

Gil Vicente 0-1 Belenenses - No derby do caso Mateus tive que enviar uma enviada especial ao Estádio Cidade de Barcelos, a mãe dum amigo meu. Então o relato que tive do jogo foi "a mulher do Fiusa já repete o mesmo vestido há 3 jogos. Badalhoca. Isto nunca mais acaba para eu ir ao cinema com as minhas vizinhas ver o Sei Lá que é inspirado num livro da Margarida Rebelo Pinto. Estes lanches que vendem no bar já devem ter sido feitos há uma semana." No meio de tanta coisa interessante que se passou, o Miguel Rosa, "Migs" para os amigos, apontou o seu 5º golo no campeonato e acendeu uma velinha na luta pela manutenção. O jogo foi uma seca mas ainda teve sitcom. Não se esperava outra coisa entre duas das piores equipas do campeonato. O Tiago Caeiro, depois de falhar um golo de baliza aberta, tentou um pontapé de calcanhar artístico para dentro da baliza, tendo-se lesionado no movimento. Isto equivale a ir a uma máquina de sumos, ter crédito grátis, não sair lata, meter moeda, não sair lata, tentar tirar com a mão e ficar com a mão presa na máquina. Parabéns, Tiago Caeiro.

Marítimo 1-0 Arouca - Depois do despedimento do Márcio Rozário, acende-se uma luz ao fundo do túnel para a Europa. Vão ter que batalhar muito e rezar a todos os santinhos. Ir para campo com o Olim e o Bauer a titulares é como fazer um raise pre-flop com um par de duques na mão. O efeito é o mesmo. A sorte é que o Arouca não deu call à jogada. Bastava terem metido o Pintassilgo e o Serginho a titulares e aquela defesa insular ia-se afundar que nem titaniques. Pelo que fez na 2ª parte, precisamente altura em que estes dois meninos entraram, o Arouca não merecia ter saído derrotado. Mas a frieza de Derley desequilibrou os pratos da balança. Derley aproveitou uma chouriçada de João Diogo e, na cara de Cássio, foi frio e não deu hipóteses. Já leva 14 golos e está em 2º na lista dos melhores marcadores. É craque.

Vitória de Setúbal 3-0 Nacional - Que buja linda do Rafael Martins. Fez à bola o que eu fazia com aquelas bolas de praia no Algarve. Chutão, bola aos "s" e depois discussão de meia hora para saber se a bola passou na zona à esquerda ou à direita do chinelo. Só que aqui não houve discussão, foi buja veraneante para dentro da baliza do Gottardi. Merecias um Epá como recompensa, Rafael, grande golo. Grande golo e grande jogo de futebol. Frenético. Foi o melhor jogo da jornada, resultado enganador, vitória justa. Djaniny teve uma tarde desinspirada enquanto o ataque sadino demonstrava classe.  Mesmo apesar do extraordinário trabalho do Couceiro, tenho saudades do Mota e do Ramon Cardozo. Não serão esquecidos! O Manuel Machado vê a sua equipa com o 5º lugar ameaçado mas tem todos os motivos para encarar com esperança o futuro próximo. A equipa pratica bom futebol, apenas teve uma tarde desinspirada na frente.

Benfica 4-0 Rio Ave - Osvaldo Nicolás Fabián Gaitán. Até o nome parece que é escrito em fintas. Fabián Gaitán. Digam alto Fabián Gaitán e sintam o vento a sair das vossas bocas em direcção à baliza. Digam Nicolás, digam Nico, digam Gaitán e sintam o arrepio. É nesse arrepio que vocês percebem que futebol é arte e que as leis da física muitas vezes são esticadas ao máximo para que tudo possa acontecer. Esse arrepio só é provocado por alguns. Digam Gaitán. Digam Rodrigo. Rodrigo Moreno Machado, brasileiro, espanhol, benfiquista a bater com a mão no peito e de sorriso nos lábios. Digam Sílvio e, por favor, que não vos venha à cabeça o Carlos Dias da Silva. É Sílvio. Uma serpente no flanco esquerdo. Serpente amiga de benfiquismo intravenoso. Digam André. André Almeida, uma torre de Magnus Carlsen em cheque-mate sobre russos dos maus. Digam Jorge. Jesus. Com a equipa a roçar a perfeição encontra motivos para esbracejar que nem louco na Casa Amarela. Louco por futebol. Fanático como nós. Benfica, Benfica, na Terra e no Mar! Digam Maxi Pereira, Cantiflas, Super Maxi, Yngwie Maxi-lmsteen na ala direita, poço de raça, frenesim. Digam capitão. Digam Luisão. Está há séculos a envergar a camisola mais pesada, a braçadeira mais pesada, os calções mais pesados, as meias mais pesadas. Oooooobeeeeliiiiix. Digam Ezequiel Garay. Ele responde-vos, se disserem. Ele vive lá no cume mais alto do que de onde a águia parte, numa espécie de zénite por cima das estrelas e dos astros, portanto se não ouvirem é porque o som ainda não percorreu todos os ano-luz que nos separam. Digam Jan Oblak. Ele acena-vos da baliza, sem direito a sorrisos, para não perder a concentração. Digam Lazar Markovic e digam-lhe para deixar crescer a barba. Imaginem só se um defesa visse o Markovic chegar de barba, feito bárbaro, se possível ainda com pedaços de frango da última refeição pendurados, e a fingir que segura num machado enquanto corre. Machado cima, machado baixo, menos uma cabeça no mundo, golo do Benfica. Digam Rodrigo José Lima dos Santos e sentem-se com ele no sofá a ver o Rei do Gado. Digam-lhe que ele é melhor futebolista do que o António Fagundes actor. Digam Óscar René Cardozo Marin. Cada nome é um tiro de chumbo, tungsténio, ouro, a bola cai pesada no chão depois do golo. Digam Enzo Nicolás Pérez. Perguntem-lhe se ele via os Andes da janela do quarto dele. Perguntem-lhe onde é que ele aprendeu a subir, descer, virar e correr. Só pode ter sido nos Andes. Os olhos do Enzo percorrem o horizonte andino a 7 mil km de altitude. Os nossos olhos estão nos Andes. O Estádio da Luz é os Andes. 


Share on Google Plus

About Ai Vale Bujas

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

14 comentários:

  1. Muito bom. Isto resume a ENORME exibição de ontem. Parabéns ao autor do texto e ao nosso plantel. Somos BENFICA.

    ResponderEliminar
  2. O nome do homem é Osvaldo?? XD morri
    gracias AVB!

    Cumps

    ResponderEliminar
  3. Bujas, grandes postas, tavas inspirado pá!

    "Imaginem só se um defesa visse o Markovic chegar de barba, feito bárbaro, se possível ainda com pedaços de frango da última refeição pendurados, e a fingir que segura num machado enquanto corre. Machado cima, machado baixo, menos uma cabeça no mundo, golo do Benfica"

    Grandioso!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Grande postadela!
    Os rateres do Saxo Cup do Josué, o Manuel Mota e a lesão do Tiago Caeiro.
    As incidências do jogo de Olhão.
    O enorme resumo do jogo de ontem na Luz...
    Grande inspiração. Parabéns.

    P.S.- Mais uma vez roubei parte do post e partilhei o comentário ao jogo do Benfica com uma página Benfiquista do Facebook. Claro que identifiquei a fonte com foto do cabeçalho do blog e tudo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado JP! Já agora, qual é a página? Abraço

      Eliminar
    2. É um grupo fechado no Facebook com cerca de 7500 membros e muita troca de opinião. Chama-se Verdadeiros Benfiquistas. Sou um dos que vai tentando manter o equilíbrio da coisa. Acho que temos conseguido...

      Eliminar
    3. Fiz agora pedido de adesão. Pedro Ribeiro. Não, não sou o da rádio/mais futebol!

      Eliminar
    4. Por acaso adicionei-te antes de ver esta resposta. Vi que tínhamos um amigo em comum, portanto...
      Não esperes demasiado daquele grupo. Como todos os grupos com muitos membros há posts para todos os gostos e feitios. Mas considero que tem muita gente válida e está sempre activo, não se limita a fotos ou partilhas de artigos.
      É o que é, e o que os membros fazem dele.

      Eliminar
    5. Obrigado. Num universo de 7500 é lixado agradar a gregos e troianos, o que importa é ter conteúdo benfiquista

      Eliminar
  5. Chiça, AVB, esmeraste-te, pá.. Até verti uma lágrima, com tantas alegorias aos nossos jogadores.
    Acho que até o Robocota se enferrujava todo ao ler isto.
    Posso partilhar o texto no book, mencionando-te?

    PS: Que tal o novo avatar? Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MELHOR AVATAR DO MUNDO! VERMELHÃO! Grande abraço!

      PS: Enferruja é o Ghilás. Tomás Ghilás, pau no cu e enferruja por trás. O Robocota é inox-foda

      Eliminar
    2. claro que podes partilhar, na boa, agradeço-te

      Eliminar