Entrevista #1 - PEPA

Abrimos uma nova secção aqui no Ai Vale Bujas! Vamos tentar entrevistar várias figuras do futebol nacional. É com enorme orgulho que metemos a chave à porta e abrimos a nossa humilde casa para receber o nosso primeiro convidado. Pedro Filipe é o seu nome, Pepa é a alcunha pela qual todos os amantes de futebol em Portugal o conhecem. Foi assim que aconteceu...

PEPA


Ai Vale Bujas - antes de te chatear com uma data de perguntas, quero dizer-te que se eu entrasse numa máquina do tempo, recuasse a 1999 e dissesse ao meu “eu jovem” que estava em 2014 a entrevistar o Pepa para o meu blog, tenho a certeza que o meu “eu jovem” iria ficar extremamente orgulhoso de mim

Pepa - *risos* Tranquilo e obrigado pela sinceridade

Ai Vale Bujas - Olha Pepa, vou já directo ao assunto principal: alguma vez jogaste Football Manager ou Championship Manager? 

Pepa - Sim, fui viciado!

Ai Vale Bujas - Eix, brutal, já me salvaste a entrevista. Vais ter que me explicar como é ser-se treinador no jogo e jogador ao mesmo tempo! Contratavas-te sempre?

Pepa - Sempre.

Ai Vale Bujas - E sempre titular? Que batotas...

Pepa - Isso já não, ia-me colocando sempre que fosse necessário e esperava que evoluísse as características

Ai Vale Bujas - Vá lá, safaste-te... Estava a brincar, este não é o tema principal da conversa! Mas podia ser! Antes de falarmos um bocado sobre o passado vamos ao mais importante, o presente e o futuro. Iniciaste a tua carreira como treinador principal na AD Sanjoanense. Até agora, com o campeonato quase a meio, vão em 1º lugar na 1ª Divisão Distrital da AF Aveiro. Como é que isso está a correr?

Pepa - Sim, com um orçamento muito reduzido, equipa jovem e humilde. Isso dá um gosto enorme de os ensinar e ajudar a crescer enquanto homens e jogadores. Estou a viver de forma muito intensa, sou assim, mas também admito que é fácil ficar apaixonado por este grande clube que é a ADS. Muito ecléctico. Brutal mesmo.

Ai Vale Bujas - A Sanjoanense tem uma grande história. Já esteve na 1ª Divisão nos anos 60 e tudo. Acho que escolheste bem o sítio para começar a tua carreira. As pessoas em São João da Madeira vão à bola? Costumas ter quantas pessoas a ver os jogos em casa? Acho que muita gente não faz a mais pequena ideia da realidade dos distritais.

Pepa - Somos o clube que mais adeptos leva aos estádios pelo distrito fora. Temos claque e tudo (vejam no vídeo). Um clube com tradição, bairrismo, muito crítico e exigente. Gosto muito!


Ai Vale Bujas - Vês algum jogador com potencial para outros vôos no teu actual plantel?

Pepa - Sim, os nomes como é óbvio não os posso dizer, mas temos e eles sabem disso e acreditam que podem chegar a profissionais

Ai Vale Bujas - Então agora vai ser subir de divisão e para o ano Campeonato Nacional de Seniores!

Pepa - Penso que é possível. Sou obcecado pelo trabalho e acredito que a curto-médio prazo este clube poderá estar bem mais acima. Mas a realidade neste momento é distrital e temos de sustentar tudo para não sermos uns "sobe e desce" tipo foguetes!

Ai Vale Bujas - Recuando um pouco no tempo, tu treinaste a geração de 97 no Benfica, certo?

Pepa - Sim

Ai Vale Bujas - Então vou-te dizer uns quantos nomes de jogadores que acho que treinaste. Destes jogadores vais ter que escolher 2, imaginando que podias tê-los à tua disposição nos próximos 6 anos, em qualquer clube que treinasses...

Pepa - ...Renato Sanches e Diogo Gonçalves

Ai Vale Bujas - ... Mas eu ainda nem tinha escrito nenhum nome!

Pepa - Nem foi preciso. Escolhi 2 mas poderiam ter sido mais. Como a escolha era para 2 teve de ser.

Ai Vale Bujas - São assim tão brutais esses putos?

Pepa - Sim, em tudo!

Ai Vale Bujas - Ainda continuam a falar contigo e a pedir conselhos?

Pepa - Agora falamos menos, também a distancia prejudica, mas nestas coisas basta uma palavra de vez em quando e quando necessário. Apesar de as coisas que lhes queria passar já passei.

Ai Vale Bujas - Deve ser um orgulho do caraças veres os putos a jogar e pensares para ti próprio que tiveste mão no futebol deles

Pepa - Todos os treinadores foram e são importantes. Mas fico orgulhoso por saber que contribuí um pouco  

Ai Vale Bujas - Tu quando eras da idade deles contou-me um passarinho que eras sportinguista. Qual foi o momento da mudança? Houve algum "click" ou foi uma coisa progressiva?  

Pepa - Progressivo. Não foi click nenhum. Foi com a vivência no clube, reconhecer que é o maior de Portugal, defender a camisola, ser campeão, sonhar atingir os seniores.....tudo junto fez a diferença. Hoje a minha filha mais nova dorme com uma almofada do SLB. Estes miúdos que treinei no Benfica não são diferentes em relação a isso.

Ai Vale Bujas - Actualmente - e no trabalho que aplicas enquanto treinador - sentes uma influência dos métodos de misters que tiveste no passado? Com quem é que aprendeste mais sobre futebol?

Pepa - Pergunta complicada. Aprendi com todos, mesmo com aquelas situações com as quais não me identifico, faz-nos crescer para não fazer o mesmo. Mas sendo directo: Paulo Sérgio e Luís Nascimento. Mas tem uma condicionante, em ambos os nomes, eu já tinha o curso de treinador e isso talvez tenha tido influência para estar mais atento a pequenos detalhes aos quais anteriormente não ligava

Ai Vale Bujas - Paulo Sérgio no Olhanense? 

Pepa - Exacto

Ai Vale BujasFoi nessa passagem pela Olhanense que tiveste a lesão no joelho ?

Pepa - Sim. Mas antes disso já tinha tido várias. Tudo começou com uma pubalgia no Varzim, depois braço partido, depois tumor ósseo, pé partido e por último o joelho. Fui operado 5 vezes ao joelho.

Ai Vale Bujas - Arrepia só de ler. Nem vale a pena falar nisso... Mas já que estamos a falar na tua carreira enquanto jogador, conta-me lá uma história daquele Benfica do final dos anos 90 ou princípios da década passada. Tenho aqui uma secção no blog chamada "Conta Aquela Avôzinho" !


Pepa - Ok. Estavam 19 jogadores convocados e o treinador era o Toni. Ao almoço ele levanta-se, vai à janela e estava sol. Resultado: saltei fora da convocatória!

Ai Vale Bujas - Saíste da convocatória por estar sol? Então e se estivesse a chover ficavas?

Pepa - Ficava. Como estava sol foi o Carlitos a ficar na convocatória.

Ai Vale Bujas - Tens que ver que o Carlitos tem escola de Barcelos e lá chove muito. Adaptação mais fácil ao relvado!

Pepa - Eheheheh

Ai Vale Bujas - Agora tenho uma pergunta difícil. Se te oferecessem o Michael Thomas para a Sanjoanense, aceitavas?


Pepa - Não posso responder de forma séria a essa pergunta, até porque o Thomas já não joga

Ai Vale Bujas - Lixaste-me... Estava à espera que dissesses que sim e eu depois ia retorquir "ai aceitavas um jogador com 46 anos?"

Pepa - Estou atento

Ai Vale Bujas - Ok. Últimas perguntas da entrevista, agora sobre o momento actual do Benfica. Qual é a tua opinião sobre Jorge Jesus?

Pepa - Super boa. Devolveu mística ao clube, garra, velocidade, intensidade e muita qualidade no trabalho desenvolvido com jogadores que chegam por 500 mil e vão por milhões. A cereja vai ser quando os jovens da formação chegarem lá acima e forem opções. Tenho essa esperança. 

Ai Vale Bujas - Como vês estas polémicas com a formação do Benfica? A história de nascer 10 vezes...

Pepa - Quem o conhece e acompanha o que faz e diz, sabe que ele não queria ferir nada nem ninguém. Não vou falar sobre isso porque é contribuir para alimentar algo que não precisa de ser alimentado. Falou, paciência. Os "putos" só devem é fazer o que mais gostam e continuar na luta para serem cada vez melhores e esperar por oportunidades. Mas esperar a trabalhar e não sentado a jogar PS3!! Temos de ir atrás dos sonhos e objectivos.

Ai Vale Bujas - Tiravas alguém do plantel principal para dar oportunidade a alguém da B? Alguma preferência pessoal?

Pepa - Tirar, isso não, porque não os conheço (diariamente). Agora, da equipa B, há vários a espreitar por essa oportunidade. Cancelo, entre outros... São tantos e tão bons que é injusto escolher apenas um 

Ai Vale Bujas - Pedro, não te chateio mais. Foi um prazer enorme ter esta conversa contigo. Muito obrigado e boa sorte para a Sanjoanense! Espero que subam!

Pepa - Tranquilo, sem problema nenhum. Abraço e continuação

  


Share on Google Plus

About Ai Vale Bujas

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

15 comentários:

  1. Enorme Pepa !
    Ainda me lembro da estreia frente ao Rio Ave na velhinha Luz com um golo!
    Que tenhas bastante sucesso como treinador.

    Parabéns ao Bujas !!

    E venham mais entrevistas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fez as 3 capas dos desportivos no dia a seguir a esse golo. Eu lembro-me perfeitamente de estar a ouvir o relato na rádio quando ele entrou pela 1ª vez em campo

      Eliminar
  2. Pepa, parabéns na mesma pela carreira. Infelizmente as lesões foram madrastas, mas o sonho chegou a existir e, em parte, foi cumprido.

    Bujas, parabéns pela entrevista. Faltou a pergunta sobre a saída do Benfica para o Varzim, juntamente com Jorge Ribeiro e Baião. Podíamos ter ficado a sentir mais simpatia pelo Pepa.

    Mas és a desilusão, não em pessoa, mas em blogue. Ou em nick. Ou ambos. Epá, estou batalhado. É que se calhar convém veres que ando atrás de ti por causa dos comentários (enviei tweet).

    Para alguém disso, sugeri o teu blogue ao Luís Sobral. Deve ter vindo cá espreitar. Espero que tenha gostado e o utilize para o seu novo projecto.
    Depois quero royalties.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OS COMENTÁRIOS JÁ TÊM O "NOTIFICAR-ME" !!!!

      Eliminar
    2. Obrigado pelo comentário e pela recomendação, POC. Muitas perguntas ficaram por fazer de certeza, mas eu acho que é mais importante o presente do Pepa, que se saiba o que ele anda a fazer, do que propriamente o passado. Já há tantas entrevistas na net sobre o passado dele que eu tentei ir por outro caminho! Abraço e mais uma vez obrigadão

      Eliminar
    3. Sem dúvida, boa explicação. E a entrevista foi boa, como disse.

      Sobre o Sobral, foi mesmo verdade. Veremos. Mas não vale a pensar achares que és muita bom.

      Eliminar
  3. Olhó o mister Pepa no Bujas.

    Grande abraço mister.

    Miguel Neto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eix... um jogador acordado às 00:40, depois amanhã diz que estás com sono no treino

      Eliminar
    2. Não pá, foi meu treinador em Aveiro, não é actual até porque não jogo.

      Eliminar
  4. Eh lá muito bom, quanto aos 46 anos do Thomas acho que o Pepa devia aceitar a mesma afinal ele tem Big Balls e isso no distrital é sempre uma mais valia

    ResponderEliminar
  5. Bom projeto Bujas, está aqui uma tasca a sério!

    ResponderEliminar
  6. obrigado a todos pelas doces palavras, pá! Neste post em particular o mérito é todo do entrevistado

    ResponderEliminar