16ª Jornada 2013/14

Olhanense 0-1 Vitória de Guimarães - Vitória com mérito, resultado importantíssimo numa jornada em que há Nacional vs Estoril. Bastou um movimento à Inzaghi para o Tomané desbloquear os 3 pontos. Pronto, 'tá bem, cada macaco no seu galho, o Inzaghi desmarcava-se assim contra o Sensini ou o Chamot, o Tomané faz isto contra o Diakhité (mau demais, dizem que tem 20 anos mas deve ter 20 em cada perna). O Olhanense nunca beliscou o Vitória e os únicos lances de registo partiram dos pés do Dionisi ou do Regula. Mesmo a jogar com 10, o Vitória esteve sempre mais próximo do golo do que o Olhanense. Mas também do que é que o Galderisi estava à espera quando meteu o Koné em campo? Façam o seguinte teste: metam uma parede ao lado do Koné e façam um passe rasteiro a 5 metros de distância. Vai uma aposta que a parede domina melhor a bola?

Arouca 1-2 Sporting - Mais que um jogo. Mais que a classificação. A agricultura. Foi o urbano Sporting a provar ao rural Arouca que o Horto do Campo Grande, ali a 500 metros do Alvalade XXI, é um autêntica universidade na hora de tirar batatas da terra. Slimani, a retroescavadora de resultados, regressa à capital com as unhas cheias de terra, começando a ameaçar a titularidade de Montero que muito correu mas pouco colheu. O Arouca foi melhor na 1ª parte, com melhor adaptação ao batatal e cheios de motivação pelos bons resultados recentes, mas o Sporting, com uma 2ª parte avassaladora e com bom futebol ofensivo, criou oportunidades de sobra para vencer e consegue não descolar da liderança. Problemas à vista na defesa do Sporting: Rojo castigado e vários jogadores com queixas. Mais oportunidades à vista para a academia de Alcochete?

Braga 1-1 Paços de Ferreira - Em dia de aniversário do Braga o convidado para a festa lembrou-se de ser o centro das atenções, não levou prenda e ainda comeu à pala. Com amigos assim... Mas o aniversariante fez por isso. Foi preciso o Bebé mandar uma bujarda de todo o tamanho para dentro da baliza para o Braga acordar. No resto do jogo show do Del Valle que fez gato sapato do Baiano. Crueldade atrás de crueldade. Acho que vi um dos rins do Baiano em Vilar Formoso num tentativa desesperada de emigrar para a Suiça. Depois do empate deu tempo para show Edinho e ainda consegui vê-lo a falhar uma oportunidade, isolado à frente do Degra! Espectáculo! Grande jogatana que aqui vimos, sim senhor. Parabéns ao ataque do Paços de Ferreira.

Benfica 2-0 Marítimo - Neste jogo a equipa do Benfica não comeu relva, não precisou disso, o  Jorge Jesus tratou desse capítulo e a equipa limitou-se a passear. Aquele espalho, no entanto, teve consequências. Ai querem ver a cantera a jogar à bola? Querem? Então tomem lá o vosso querido Ivan aos 88 e o Gomes aos 90! Agora gozem lá com os espalhos.
Há uma coisa que eu tenho a dizer sobre este jogo. É o Rodrigo. Acho de uma falta de carácter... Faz-me lembrar aqueles gajos que ficam até ao final da festa a ver quais são as gajas pré-coma alcoólico para irem lá depois escarafunchar. O Rodrigo fez isso. Aproveitou-se de uma defesa alcoolizada para impressionar o público da Luz com acrobacias! Não se faz!
O Benfica está adulto. Grande recuperação anímica. Este Benfica já passou por muito. Os jogadores já riram, já choraram juntos,  parece-me que está montada uma verdadeira equipa. Parabéns a Jorge Jesus, que se continue a espalhar fora das 4 linhas e se possível, a vencer sempre dentro das mesmas. 
(O Marítimo já conseguiu igualar em golos sofridos a defesa do Paços! Os meus parabéns. )

Porto 3-0 Vitória de Setúbal - Agora depois de ver este jogo tenho uma nova jogada favorita. É aquela quando o Quaresma recebe a bola e fica parado à frente dela, com um pé por cima da bola a ter espasmos. Depois fica tudo parado sem respirar e quando o Quaresma arranca ainda apanha o Jackson na palheta com o Cohene a contar as vezes que o Josué foi barrado na discoteca por excesso de azeite e, pronto, naturalmente, a jogada perde-se, mas não deixa de ser bela!
Não há muito para falar sobre o jogo. O Porto demonstrou que a Luz foi um percalço e que de facto a equipa está melhor ofensivamente com a saída do Josué do 11. O Quaresma está motivado e parece-me que a continuar assim pode ser uma lufada de ar fresco na selecção nacional.
Neste jogo temi pela integridade física do Kieszek. As bujardas do Carlos Eduardo e do Varela foram hinos ao futebol e atentados à integridade física do guarda-redes. Que bem se joga na nossa liga. Golos lindos, bujardas, canhões, petardos fura-redes. Muito bonito.

Rio Ave 1-0 Belenenses - Eu pensava que o Campo das Cebolas ficava ali a chegar ao Terreiro do Paço mas depois de ver o relvado do Estádio dos Arcos fiquei com dúvidas. Porquê? Primeiro: o relvado estava uma lástima. Ok, piada da agricultura, escolher uma planta é o próximo passo. Segundo: qual é a planta que quanto mais se descasca pior nos faz? É a cebola! Terceiro: quem mais descascou neste jogo? Foi o Belenenses que não merecia de todo perder isto, tentando de todas as formas, com o Rambé a aparecer carapinhas cheio de pausa. Entretanto, chega o sub-21 Luís Gustavo e marca um livre todo estiloso para o fundo da baliza. Fim. Peixeiras aos berros nas bancadas. Belenenses com a faca de descascar na mão e em pranto no regresso à capital.

Académica 1-0 Gil Vicente - Os 5 adeptos do Gil Vicente que foram a Coimbra tinham lugar no 11 de João de Deus? Fica a pergunta no ar. Este jogo teve um sentido. O sentido da área do Pecks. É compreensível já que na área do Halliche estava o Simy... Se está o Simy que se lixe! Mais vale não atacar! Enquanto a Académica dá sinais de franca recuperação o Gil afunda-se. Luis Silva, médio centro que vem do Braga (B) chega e é titular, sentando João Vilela. Simy continua a ser titular em vez do Paulinho (relembro que o Simy em 18 jogos tem z-e-r-o golos). Avto e Caetano vêem o jogo a partir do banco enquanto a equipa produz zero no ataque. Será que vamos ver brevemente a próxima chicotada psicológica na nossa liga?

Nacional 2-2 Estoril - A jornada 16 desvaneceu, qual D.Sebastião, no nevoeiro da Choupana. Na batalha de Choupanó-Quibir quem levou a melhor foi o Vitória de Guimarães que conseguiu ganhar pontos a todos os candidatos à Europa. A equipa do bem falante Manuel Machado não foi capaz de aproveitar quase 1 hora de superioridade numérica e, entre falhanços do Djaniny e remates para a casa do Alberto João do Zainadine, fica ainda com o susto de ver o Estoril mais próximo da vitória no final. Agradeçam ao Mexer. Não lhe chegou oferecer um golo ao Estoril e ainda arranjou forma de ser expulso por ter posto a mão na xuxa. Já dizia o Paulo Bento, andebol - mão -, futebol - pé. A sorte do Nacional foi o Estoril ter apanhado o Carlitos a jogar o que ele costumava jogar em 2004/05 ao serviço do Trapattoni. É, digamos, um estilo de jogo peculiar, que fará os adeptos do Benfica relembrá-lo para sempre saudosamente juntamente com o nome de Azar Karadas, Delibasic ou Everson (este ainda jogou que eu lembro-me) nessa época. No que houve de jogo em 11 vs 11 parece-me que o Estoril é claramente superior. Pode ser cedo para escrever isto mas não contem muito com o Nacional para contas europeias... 
Share on Google Plus

About Ai Vale Bujas

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

44 comentários:

  1. Boas AVB,

    epah o que raio se passa com o Gil? De equipa sensação passa a candidato à despromoção? blogues como o Posse de Bola dizem que é tudo culpa de Deus...É mesmo?
    Cumps

    PS: obrigado pela banda sonora, claramente este blog a cada dia que passa é um serio candidato à vitoria nos prémios do Aventar. Abram-se olhos por esta blogosfera!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o meu enviado especial a Barcelos (tenho mesmo, true story) diz que sim, que o João de Deus não vale nada... Eu não consigo tirar conclusões sobre o trabalho dele mas desconfio da aposta no Simy e no Pecks.
      Quanto ao campeonato propriamente dito, o Gil teve borra com o Braga e Paços de Ferreira, claramente mereciam estar a lutar para não descer pelo futebol que praticam, mas eu vejo ali qualidade para fazerem melhor e é uma das equipas que acredito que vá fazer uma 2ª volta tranquila.

      Obrigado pelos elogios, méne!

      Eliminar
  2. Mas vais continuar em actualização quanto tempo? Já estou cansado de fazer refresh para comentar com propriedade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olha vou ficar em actualização enquanto o resumo dos jogos do Belenenses e da Académica não saltam da twilight zone... Já vi o golo do Luis Gustavo mas queria ver mais qualquer coisa para debitar merda sobre o jogo!

      Eliminar
  3. E porque é que não me aparece a opção para receber actualizações de comentários? Foda-se Bujas, isto é brincar com os fiéis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu não percebo nada destas coisas modernas dos computadores :(

      Eliminar
    2. Isso é o que as gajas dizem! Tu queres é visualizações! Foda-se, agora estavam aqui comentários e eu nem sabia!

      Eliminar
    3. A sério, arranja-me a merda dos comentários, por favor. Não recebo actualizações.

      PS: 29 comentários e nem um obrigado. Epá, foda-se.

      Eliminar
    4. TRIIIIIIIIIIIIIINTA CAR**HO

      Obrigado! ABRAÇO

      Eliminar
  4. A barra musical é uma ideia que quis implementar no meu tasco, mas achei uma cena muito Ruben Micael. Aqui, está perfeito. O conteúdo da Jukebox até arrepia.

    ResponderEliminar
  5. Esta jukebox está para um blogue de futebol como o Jesus para a formação do Benfica!
    POC é tudo uma técnica para aumentar os views, tens que experimentar o mesmo com fotos da Irina!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olha meu menino ficas a saber que eu entendo isso como um elogio! Se quisesses música clássica tinha que fazer da Liga Austríaca e não me apetece falar de Arnold Wetls ou Marc Jankos, tá?!

      Eliminar
  6. "Mais que um jogo. Mais que a classificação. A agricultura. Foi o urbano Sporting a provar ao rural Arouca que o Horto do Campo Grande, ali a 500 metros do Alvalade XXI, é um autêntica universidade na hora de tirar batatas da terra."

    Se isto não é poesia, tenho que nascer 10 vezes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poesia:

      Como eu vivo na cidade
      Compro a fruta já madura
      Gostaria de perceber
      Um pouco de agricultura.

      Quando vou à praça e penso
      Na origem da hortaliça
      Tomates, pepinos e grelo,
      Só de olhar metem cobiça.

      E porque a couve tem talo
      E o bacalhau tem rabo
      Se o feijão verde tem fio
      Porque não tem talo o nabo?

      Se a banana tem cacho
      Toda a uva tem que tê-lo
      Já pensei muitas vezes
      Porque não tem talo o grelo?

      Eliminar
    2. Foi giro, mas prefiro a outra.

      Eliminar
    3. p*** que p**** AVB!
      Conheces Leonel Nunes? tu queres ver que és o Tino de Rans do Portal Pimba reencarnado?
      Cumps

      Eliminar
    4. horas que passei nesse portal, João... Horas!

      Eliminar
    5. Um fã de MPA, está tudo explicado.

      PS: mais um contributo para os comments, siga pós 40!
      Cumps

      Eliminar
  7. Olha ó Bujas, quando houve novidades neste artigo, chama-me OU caralho. No artigo ou nos comentários. Foda-se para isto. Pareces o Luís Campos dos blogues, com esta merda de não dar para receber as notificações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. aquela táctica que combinámos de fazeres montes de comentários aqui na caixa está a resultar. Os visitantes agora começam a pensar que este é um blog de sucesso

      Eliminar
    2. OK, mas agora metes o Tó Madeira na Liga ZON Sagres. Alguém tem de aceitar o gajo para poder entrar no Pé de Barrote.

      Eliminar
  8. Isto está pior que as filas do pingo doce num domingo à tarde enquanto esperas para pagar e sacas da revista "AutoMotor" e finges perceber de carros!
    Oh bujas, havias de te juntar aí ao POC e fazer uma antevisão de cada jornada, isso é que era grande trabalho..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nunca me tinha lembrado dessa da AutoMotor. Acho que vou começar a usar.

      Chefe, tu queres é que eu fique com menos tempo ainda na minha vida para te ires afiambrar à minha namorada. Eu topo-vos à distância. A mim não me enganas tu!

      Eliminar
    2. Da minha parte, estou preparado para tudo. Tenho dois pulmões, chego a qualquer bola.

      Eliminar
    3. Bujas, falaste da tua namorada e o POC veio logo dizer presente, cuidado com a rubrica "A Leitora mostra-se"!
      Tudo pelas Bolas da leitora POC!

      Eliminar
    4. Estou de lágrima no canto do olho. No blogue do Bujas fala-se em Leitora mostra-se. E depois o Cristiano é que é homenageado.

      Não te sabia por lá, Walter of Allbano. Fico contente.

      Eliminar
    5. POC, desde que conheço o Simão, Escuta deixei de ler a secção de Cultura do Correio da Manhã, és um misto de cultura e obscenidades que nem te digo!
      Acho que o meu chefe ainda me vai despedir à conta de me rir das piada farsola!

      Eliminar
  9. Só falta teres aqui um canto para suecadas (e já agora de Suecas)...

    Olha lá não tens o grande Tony na playlist?!

    ;D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a família Carreira é tão má que nem chega a pimba! Olha que grande ideia essa da Sueca. Quando houver um widget com sueca meto aqui. Juro

      Eliminar
  10. "Os 5 adeptos do Gil Vicente que foram a Coimbra tinham lugar no 11 de João de Deus? Fica a pergunta no ar."

    Fazes-me pensar que, mesmo de canadianas, teria lugar nalguns 11 da Primeira Liga. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 11 Pé de Barrote Nº15, fazias a posição do Simy para arrastar os centrais contigo na marcação

      Eliminar
  11. Bujas, saltei da cadeira, começou o Meu querido mês de Agosto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. uma vez fui a Paredes de Coura com essa musica como toque de telemovel no meu NOKIA N-GAGE e toda a gente no autocarro ficou a olhar para mim quando isso começou a tocar. Decorria o ano de para aí 2004 ou 2005

      Eliminar
  12. Este post está pejado de poesia do mais fino calibre, mas não posso deixar de realçar uma passagem:
    "Agradeçam ao Mexer. Não lhe chegou oferecer um golo ao Estoril e ainda arranjou forma de ser expulso por ter posto a mão na xuxa."

    É com cenas destas que por vezes penso em deixar de ler isto no trabalho. Não me posso escangalhar a rir desta forma. Dass... e anda um gajo a aturar Queridos Manhas na televisão?
    És o máior do teu blog, AVB (mas as tuas iniciais não lembram nada de bom :P ).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. qualquer dia os alunos do secundário vão poder escolher entre o Ai Vale Bujas e o Fernando Pessoa.

      Obrigado pelo elogio, Gilles Binya!

      Eliminar
  13. Nós é que temos o verdadeiro AVB. Só não ganha milhões (digo eu), mas isso é o menos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu não ganho é para o tempo que perdi esta manhã a tentar meter o botão "notifique-me" à tua pala!

      Eliminar
    2. Bujas invés de te perderes à procura da notificação, junta-te ao POC e faz a antevisão da Jornada modo Alcina Morais-Maya presentes nas Tardes da Júlia.

      Eliminar
    3. Bujas, perdeste tempo e não conseguiste. Mas eu ainda vou perder tempo esta noite à tua pala, por causa desta merda de blogue que não vale o pé esquerdo do Tahar El Khalej.

      Entretanto, uma antevisão era do cacete.

      Eliminar
  14. @Walter of Allbano, não fosse estar a ver umas gajas da novela, e estava emocionado. Hoje saiu uma leitora mostra-se, quase em honra da conversa que para aqui ia. Esta semana depois há-de sair Farsola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. POC, elas perseguem-te!!
      O verdadeiro serviço publico, candidata-te às eleições, és capaz de ter mais votos que o manuel alegre!

      Eliminar