Hajduk e Benfica no mesmo trilho

Igor Tudor, mítico defesa croata da Juventus assumiu o comando técnico do Hajduk Split (clube onde é um símbolo) em 2012/13, conquistando logo na época inicial uma Taça da Croácia ao Lokomotiva de Zagreb de Tomislav Ivkovic. Tudor aprendeu com Edoardo Reja (treinador do qual Tudor foi assistente no Hajduk) e com Antonio Conte (fez um estágio na Juventus ao mesmo tempo que em 2013 orientava os sub-17 do Hajduk) a metodologia que queria implementar no treino. O 3-1-4-2 de Tudor era visto como cativante por parte dos adeptos e dava resultados. Mas como tudo na vida não pode ser perfeito, este Hajduk de 2013 a 2015 tinha um problema, um problema de filosofia. O dinheiro não abunda em Split e a direcção não deu a Tudor o defesa que ele queria no mercado de inverno. Existia talento na academia, talento com o qual Tudor inclusive tinha trabalhado em 2013, mas Tudor continuava a preferir a experiência e continuava a exigir a contratação de jogadores formados, ao invés de os formar. Tudor até apostava neles de quando em vez, mas a falta de estaleca táctica dos miúdos punha o seu sistema de 3 centrais em risco. A direcção do Hajduk, a desesperar por dinheiro e com os diamantes por lapidar na academia, tentava colocar pressão em Tudor. A pressão não resultou, Tudor saiu e para o seu lugar vem um treinador croata com escola alemã. Damir Buric foi adjunto de Sascha Lewandowski (Leverkusen) e de Robin Dutt (Werder Bremen) e chega com outro tipo de ideias ao Hajduk... Mas também com outro tipo de resultados. O Hajduk iniciou de forma horrível o campeonato, tendo sido goleado no último fim de semana, 4-1, pelo Istra de Igor Pamic. 

Esta história não está muito longe daquela que se vive na Luz. Jorge Jesus sempre falou nas etapas da vida dum atleta e sempre foi contra "queimar etapas", nunca forçando a titularidade de jovens e preferindo esperar pelo que o tempo ou pelo que Luís Filipe Vieira lhe traziam. Tudor pensava da mesma maneira. Os problemas financeiros no Benfica não são tão graves quanto os do Hajduk, mas o investimento feito no Seixal, as promessas eleitorais de Vieira e uma nova geração cheia de talento no futebol português a despontar, fizeram com que Jesus saísse pela porta pequena dum clube onde tinha atingido um sucesso estrondoso enquanto treinador. Curiosamente, mal chega a Alcochete, saca Gelson Martins que parece capaz de revolucionar todo o futebol ofensivo dos leões. O futebol não é linear e se a mira de Jesus provavelmente falhou o alvo Bernardo Silva, parece agora ter acertado completamente no alvo Gelson. Isto para dizer que Jesus ou Tudor podem perfeitamente funcionar num clube com o objectivo "formação" bem patente. Tal como Jesus sacou e lançou na equipa principal André Gomes, Ivan Cavaleiro ou Gonçalo Guedes, Tudor lançou Maloku, Basic e outros tantos. Claro que as realidades são bastante díspares mas o certo é que ambos, Tudor e Jesus, saíram por terem filosofias ou ideias diferentes das dos dirigentes de Benfica e Hajduk, apenas e só por acharem que o sucesso desportivo a curto prazo não pode ser hipotecado pela aposta em jovens às cegas. Tenho a certeza que existirão outros motivos para a saída de Tudor e Jesus, mas este tema fracturante, o tema da aposta na formação e no retorno financeiro que esses jovens trazem ao clube, foi sem dúvida o principal motor para essas mudanças na equipa técnica.  

Voltando ao Hajduk, convido-vos para assistir da primeira fila ao desfile de talentos que podem trazer um futuro bastante risonho ao clube de Split a médio/longo prazo. Jogam na 5ª feira para o playoff da Liga Europa contra o Stromsgodset da Noruega. Prevê-se um grande espectáculo.


Andrija Balic, 17 anos, Médio defensivo. Gosta de organizar o jogo, tem recorte técnico da escola do Modric e Rakitic, gosta de se aproximar da área adversária para experimentar a sua buja. Do que tenho visto parece-me o maior talento de todos. É impressionante como aos 17 anos joga com tanto à vontade e com tanta classe. Craque da cabeça aos pés.

Josip Basic, 19 anos, Ala direita. Parece-me que terá mais futuro como lateral do que como médio ou extremo direito. Forte fisicamente e com boas qualidades técnicas no passe, peca a nível de recepção e no 1 contra 1. Precisa de evoluir muito mas parece-me que o talento está lá

Nikola Vlasic, 17 anos, médio ofensivo. Este, tal como Balic, não engana... Rápido a reagir, frio à frente da baliza, técnica fina, recepção, buja, joga em espaços curtos, enfim, o que é que se pode querer mais? Dá gosto vê-lo jogar.

Elvir Maloku, 19 anos, extremo esquerdo. Foi lançado muito novo no Hajduk por Igor Tudor e tem vindo a perder espaço. Não deixa de ser visto como um dos maiores talentos mas precisa de se motivar para poder comprovar o potencial que tem. Rápido, bom drible, bom remate, falta-lhe acima de tudo intensidade.






Share on Google Plus

About Ai Vale Bujas

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

5 comentários:

  1. Entendo o aviso que fazes sobre o futuro do Benfica com RV, por comparação ao que se está a passar com o Hajduk e concedo facilmente que isso possa acontecer. Mas para lá da qualidade intrínseca de cada treinador, há que avaliar a capacidade que a direcção terá ou não para dotar o plantel do Benfica de jogadores claramente capazes de serem titulares (não falo de Taarabt :p) e junta-los aos miúdos, porque só um sonhador romântico e purista do FM, poderá achar que apostar na formação é deixar de trazer qualidade externa e fazer dos miúdos da B os grandes reforços de uma época.

    JJ cavou a sua sepultura com Bernardo Silva e pode já ter dado conta disso. Um jogador daquela qualidade não pode ser dispensado como JJ o fez, nem no Benfica nem em lado nenhum! Ainda assim, tivesse JJ renovado, e BS não tivesse sido vendido, duvido que algum dia jogasse no Benfica de JJ.

    Não acho justo que digas que JJ lançou Cavaleiro, pelo contrário. Colocou-o a fazer uns joguitos sem importancia e à primeira oportunidade deu-lhe guia de marcha em detrimento de um Bebe desta vida. Mesmo André Gomes concedo, mas com algum esforço.

    O que não se pode achar é que jogadores como BS nascem todos os anos e aparecem com um pontapé numa pedra. Com BS perdemos uma oportunidade única, para surgir outra de valia parecida, teremos de esperar um pouco mais. Talvez esperar por João Carvalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é um aviso sobre o RV. É apenas uma analogia em que tenho vindo a pensar nos últimos dias. Tenho acompanhado com atenção os jogos da qualificação para a Champions e Liga Europa e estranhei não ver o Tudor no banco do Hajduk. Depois fui pesquisar com a ajuda do maravilhoso google translate e descobri uma história parecida com a que vivemos no Benfica.

      Quando eu disse que o Jesus lançou o Cavaleiro ou o Guedes não quero com isso dizer que lhes tenha dado oportunidade para terem estatuto de titulares, simplesmente deu-lhes minutos, falou sobre eles, treinou com eles, coisa que muitos com talento nem oportunidade para isso tiveram (percebemos algumas dessas coisas depois do JJ sair). O meu objectivo com o post não era criticar RV, criticar LFV, criticar JJ, nada disso. Há vários caminhos diferentes pelos quais um clube pode seguir e se houver competência podemos chegar ao destino indo por qualquer um. Resta saber se há competência...

      Sobre a competência falarei mais tarde, estou a observar tudo e a tirar os meus apontamentos. Gosto de muitas coisas no Benfica de Rui Vitória mas também desconfio de outras tantas coisas. Ao fim de 3 jogos amigáveis e sem o mercado de transferências estar encerrado não se podem tirar conclusões. As pessoas pensam que contratar um jogador é como ir ao supermercado mas não é, é tudo um tabuleiro de xadrez por vezes muito complicado de resolver. Por isso.. Esperar para ver

      Eliminar
    2. Em relação às transferencias, acho que o Benfica, tal como fez a época passada, vai esperar pelo limite do mercado. Caso contrário, Vieira não poderá dizer que RV terá as mesmas armas que JJ teve. Não sei o que pensas, mas quanto a mim, tudo que passe por não tentar um LE, um Central e um avançado, será uma operação de mercado falhada.

      Eliminar
    3. Espero que não, porra... Já bastou o ano passado. Acho que o Benfica precisa de um lateral esquerdo e de um avançado. Central acho que temos bom backup no Lisandro, Lindelof e Fejsa. Ah... Escusado será dizer que se o Gaitan sair também precisamos de um extremo

      Eliminar
    4. Mas olha que é o que vai acontecer. Antes de a equipa regressar do EUA não serão definidos alvos, e entre abordar e concretizar, não vejo que seja muito antes de 31 de Agosto...

      O Gaitan, a ficar, será o melhor reforço que poderíamos ter.

      Eliminar