Os 23 por Portugal



Guarda-Redes: Rui Patrício, Beto e Eduardo

Na minha opinião aceitam-se os 3 convocados. Eduardo, apesar de ter feito uma época fraca e inferior à de Anthony Lopes, sendo o 3º guarda-redes, não terá grandes hipóteses de experimentar as luvas em jogo. A escolha de Eduardo é uma escolha em prol da harmonia no grupo. Anthony Lopes tem menos presenças e menos amizades no seio da selecção. Parece um motivo bacoco mas não é. Em fases finais e tendo em conta que estamos a falar no 3º guarda-redes, aceita-se.

Defesas: Pepe, Bruno Alves, João Pereira, Fábio Coentrão, Neto, Ricardo Costa, André Almeida

Era o grupo de defesas que tinha na minha cabeça. Paulo Bento preferiu levar André Almeida, deixando Antunes e Cedric de fora. Justificação? André Almeida, tacticamente falando, é o jogador mais evoluído dos 3. Polivalência, disciplina táctica e compromisso para com a equipa. Antunes é um jogador mais ofensivo, não oferece as mesmas garantias a defender e é um jogador menos talhado para as fases finais da competição. Há quem diga que havia espaço para Antunes porque Ruben Amorim também joga a lateral direito. Amigos, o Amorim não joga a lateral há anos e é uma posição onde ele não se sente nada confortável. Quanto a Cedric, no global, parece-me melhor lateral que o André Almeida, tendo no entanto o handicap de não estar rotinado a jogar a lateral esquerdo. André Almeida evoluiu imenso nas componentes tácticas do jogo e é um todo o terreno para a defesa nacional. Se tivesse ido Cedric, não me espantava, mas aceita-se a chamada de André Almeida.
Já nos centrais parecem-me existir aqui alguns erros de casting. José Fonte e Rolando fizeram épocas melhores que as de Neto ou Ricardo Costa. Paulo Bento preferiu chamar os habituais e não premiar os melhores na época. Parece estranho, mas também estou com Paulo Bento nesta escolha. É uma escolhia em prol da harmonia do grupo. O erro, na minha opinião, foi não ter convocado os que mencionei na fase de qualificação para estarem agora mais enturmados.

Médios centro: William Carvalho, Miguel Veloso, Rúben Amorim, João Moutinho, Raúl Meireles, Rafa

Grande surpresa a chamada de Rafa. Agradável surpresa, diga-se. Mais uma vez há alguma indignação pela não chamada de Adrien. Na minha opinião a justificação é, mais uma vez, a mesma que referi na escolha dos centrais. O erro foi não chamar Adrien na fase de qualificação. Rafa é melhor jogador que Josué e vai ocupar a posição do senhor piretes do Saxo Cup no mundial. Para além de melhor jogador é menos conflituoso e tem cérebro. Quanto aos restantes, não restam dúvidas que são os melhores... (desculpa, Fernando Alexandre!)

Extremos: Cristiano Ronaldo, Nani, Vieirinha, Varela

Quaresma de fora! Ainda bem que temos um seleccionador que percebe um bocadinho de futebol. Por aqui me fico. Se acharem que foi cometida uma injustiça esperem 10 aninhos e, quando o Jackson Martinez já não correr risco de ficar com um joelho rebentado por Super Dragões, perguntem ao Jackson o que é que ele achava dos cruzamentos do Quaresma. O Quaresma é o pesadelo de qualquer ponta de lança. O Quaresma é um burro que aos 30 anos de idade não sabe definir um lance. O Quaresma é o pesadelo de qualquer lateral. O Quaresma, se o grupo vai para um lado, ele vai para o outro ouvir música copiada do mp3 do Josué com os beats by Dre.
É criticada a chamada de Nani por este não ter ritmo de jogo. Eu gostava de ver a reacção dos adeptos do Porto, Sporting ou Benfica se fosse anunciada na Bola a contratação do Nani para o seu clube. Estamos conversados em relação ao Nani.
A chamada de Vieirinha é um pouco estranha mas sabemos que Paulo Bento o adora. No Wolfsburgo, depois da lesão, regressou em Abril mas nunca conseguiu recuperar a forma e o lugar que agora pertence a Arnold (jogador que entretanto já foi internacional pela Alemanha num amigável a feijões). Sinceramente, preferia Bebé ou Mané no lugar do Vieirinha.
Ai ui então e o Danny? O Danny faltou a convocatórias da selecção por estar lesionado para 3 dias depois estar todo fresquinho a jogar pelo Zenit. Se fossem o seleccionador chamavam um jogador que vos fez isto?

Pontas de Lança: Hugo Almeida, Postiga, Éder

Bem... Sem comentários. Ao menos não vamos ter que levar com o Edinho, já é um ponto positivo. O Nélson Oliveira que acorde para a vida porque se tiver força de vontade e se demonstrar mais humildade do que a que tem mostrado, provavelmente consegue lugar facilmente nesta selecção. A chamada de 3 pontas de lança justifica-se plenamente tendo em conta as dificuldades físicas com que Postiga e Éder se debatem constantemente.
Share on Google Plus

About Ai Vale Bujas

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

7 comentários:

  1. AVb é como te digo. Só quando as comadres se chatearem é que se vai saber o que realmente se passou! Falta ai um no meio campo: Tiago. Campeão em Espanha mas não quer vir nem por nada à selecção. Já ouvimos falar o cajuda, Futre e o Bentinho mas o jogador tá quieto. Ricardo costa aceito porque é amigo de todos mas o Neto? Não sei se é de sempre, mas nos jogos que eu vi do Zenit, coitadinho...José fonte e Rolando nem que fosse para 4 central, chegava. Andre Almeida cumpre, safa mas não deslumbra, sabes quem era assim? O Pereirinha, faz o lado direito todo e com confiança, já o vi a roubar um rim ao David Luiz e Sidnei. Acredito que de segurança mas a malta quer é chegar longe, contra Israel por exemplo, o Andre Almeida não deu uma para a caixa. Rafa sim, Bebe ou Mané mas o vieirinha se tiver bom, safa e conhece os parceiros para ir sambar no brasil. Nani sim, falta ritmo e eu acredito numa recuperação. Apesar de não estar a convocatória má de todo, acho que acima de nós, em termos de influencias externas para as convocatorias só mesmo Argentina (Enzo não é certo...lol) e Brasil (Miranda e Filipe Luis não vão porque ...enfim o felipão deve estar ressabiado por nao terem impedido o Diego Costa de fugir para a Espanha

    Carrega Ronaldo, se há gajo que pode safar isto tudo é ele!

    ResponderEliminar
  2. Boas, Luis! Eu sinceramente não acredito muito nessas teorias da conspiração. Pura e simplesmente porque tenho o Paulo Bento como um gajo sério (até ao dia!). Toda a gente sabe a proximidade do FC Porto à FPF. O Nandinho das facturas é o presidente, amigalhaço do Pinto da Costa. No entanto o P.Bento só convoca o Varela, não cedeu à pressão de convocar o Quaresma nem o cepo do Josué.
    Quanto ao Tiago, é pá, o homem renunciou à selecção. É um bocado como o Danny. Se não se disponibilizaram para ajudar na fase de qualificação então agora seria uma injustiça chamá-los, mesmo tendo em conta toda a imensa qualidade que têm.
    O Pereirinha fez (mais uma) época patética na Lazio. Não se conseguiu impor num plantel fraquinho, fez nem uma dúzia de jogos a época toda. Se me perguntassem quem preferia ter na minha equipa, entre o Pereirinha ou André Almeida, respondia sem hesitar que preferia o Almeida. É melhor a defender, melhor tacticamente, tem mais caparro, mais pujança física.

    Carrega, Portugal!

    ResponderEliminar
  3. AVB, já gostei mais de ler o teu blog. Nutria algum respeito pelos conteúdos que revelavam ser tudo menos parciais. No entanto, penso que essa imparcialidade tem vindo a desaparecer nos últimos tempos, fruto, quiça, de uma basófia que é tão natural à nação benfiquista quando faz uma "época de sonho" e "reconquista a hegemonia" do futebol português.

    É pena, porque este era um dos bons blogs de bola em portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boas, Fábio! Obrigado pelos elogios. Lamento que sintas isso.
      Primeiro que tudo não estou com nenhuma basófia por o meu clube ter ganho os títulos que ganhou. Aqui no blog elogiei o Benfica quando senti que merecia ser elogiado, brinquei com os jogadores do meu clube da mesma forma que brinquei com os de todos os clubes, nunca quis - com as brincadeiras - ofender adeptos de nenhum clube. Para dizer a verdade, estou-me um bocado a cagar se ofendo alguém, mas tenho que sublinhar que não é esse o meu objectivo quando começo a escrever. O meu objectivo é dar a conhecer o futebol português, um universo onde só se fala praticamente dos 3 grandes, procurando fazê-lo de uma maneira divertida. Eu sei que se calhar os posts às vezes falam pouco ou nada sobre futebol e limitam-se a piadas Malucos do Riso, ou seja, piadas sem piada nenhuma, mas aqui sempre procurei falar de todos de forma igual, sem pensar na cor do meu clube. Custou-me, por exemplo, escrever o post pateta sobre a final da Liga Europa, um post que acho que vai contra aquilo que escreveste. Quanto à hegemonia, Flávio, nunca usei essa expressão - que me lembre - em nenhum dos meus posts. Para dizer a verdade, acho que é uma conversa que não interessa para nada neste momento, bastando para isso olhar para o nº de títulos que o FCP conquistou nos últimos 30 anos. Quanto à época de sonho, isso, acredita, foi mesmo. Não sei qual é o teu clube, mas se o teu clube tivesse conquistado o que o Benfica conquistou também dirias que tinhas vivido uma época de sonho.

      Abraço!

      Eliminar
  4. Acho o blog bom,a maneira com escreves as cenas fica muito bacana.
    Nao acho que sejas um gajo com palas,defendes mas tb atacas ou satirizas bem com situaçoes do teu clube.
    Relativamente á selecçao acho que o PB esteve uns furos abaixo quanto a certas escolhas,denota-se alguma celeuma relativamente ao sporting,acho que tens que admitir isso,nomeadamente na nao inclusao do adrien,sendo completamente incompreensivel a nao escolha daquele que na minha optica foi o 3 melhor medio do nosso campeonato.
    Falas bem na polivalencia de certos elementos,mas tb te digo uma coisa nao vamos jogar 30 jogos,se tudo correr bem serao para ai 7 ou 8,o que daria bem para levar o adrien,alem de que o adrien nao é cepo o mesmo nao se pode dizer do ruben amorim,é esforçado e tal mas é cepo.
    Tiveste outras situaçoes um bocado estanhas,por exemplo a do eduardo,quero la saber se o gajo faz bem ao grupo,tu esta bem???Já viste aquela cara,aquela cara é tao má que faz mal a ele proprio nem vou falar para os outros,eu levaria antony lopes,seria um premio para ele.
    Entre o andré almeida e o cedric,podia ir um qualquer,ambos fazem essa posiçao,eu levaria o cedric,foi titular indiscutivel do sporting,e na minha maneira de ver futebol isso deveria bastar para ser seleccionado,o André mesmo tendo sido campeao é uma segunda opçao.
    O que dizer da nao inclusao de quaresma,clap,clap ,clap,tiro o meu chapeu ao PB nao cansemos o quaresma ele tem muito que dar ao porto em futebol nao jogado,faz bem em nao ir.
    De resto o normal,um aparte, minha nossa senhora que dá a greta a nossa linha avançada ate doi,quando olho para a nossa linha avançada e vejo o que os outros tem da-me vontade de tomar cianeto puro.

    Saudaçoes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL é pá ri-me pa caralho com o teu último paragrafo... Realmente... O Hugo Almeida vais ver, ainda vai ser o melhor central do mundo quando começar a jogar na posição para a qual ele nasceu! O Hugo Almeida, amigo, é central! Central! Metam-no ao lado do Bruno Alves e somos campeões mundiais, pá!
      Quanto ao resto já dei a minha opinião, eu acho que foi pela tal harmonia e espírito de grupo, o erro foi não ter convocado o Adrien durante a fase de qualificação. É um argumento como outro qualquer e sinceramente não me parece que haja nenhuma celeuma do PB com o Sporting.
      Obrigado pelos elogios! Abraço

      Eliminar
  5. Sim quando meterem o hugo almeida a central portugal é campeao do mundo,entretanto ele vai jogando pelas outras equipas,o que é lixado ja que jogamos sempre contra 12.
    Sim devia ter levado logo o adrien,como disse nao é compreensivel.
    Eu sei que um grupo estavel psicologicamente e fisicamete ajuda muito,mas tambem convem levar os melhores.

    Abraço

    ResponderEliminar